Sexta-feira, 04 de agosto de 2017

Serviço Geológico do Brasil apresenta trabalhos científicos no 15° Congresso Internacional de Geofísica

Os diretores José Garcia e Esteves Colnago, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto e João Batista de Andrade O Rio de Janeiro recebeu de 31 de julho a 03 de agosto, o 15º. Congresso Internacional de Geofísica e a feira Expogef. O congresso é considerado uma dos mais importantes fóruns para difusão dos avanços tecnológicos aplicados às atividades de prospecção de minerais, recursos hídricos e hidrocarbonetos, objetivando estimular o debate, buscar novas perspectivas sobre estudos geológicos, ambientais e as atividades de exploração e produção de petróleo do Brasil, através de palestras técnicas, cursos e exposições.

Os diretores de Geologia e Recursos Minerais, José Carlos Garcia, e de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Esteves Pedro Colnago, estiveram presentes na solenidade. Junto a eles, os pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil apresentaram oito trabalhos científicos.
Além de pesquisadores, profissionais, estudantes da área de geofísica, geologia, mineração e meio ambiente, o evento recebeu participantes ligados a institutos de pesquisa, empresas de petróleo, de mineração, serviços de geofísica nacionais e internacionais, além de representantes de órgãos reguladores, investidores e empresários. Em paralelo ao congresso aconteceu a Feira Expogef, trazendo o que há de mais atual em serviços e produtos do segmento.

 Roberto Gusmão Oliveira e Lilia Mascarenhas Sant’Agostino recebem o Prêmio Irnack do Amaral O pesquisador em geociências Roberto Gusmão de Oliveira, da Superintendência Regional de Recife, foi homenageado com o Prêmio Irnack do Amaral, por seu destaque na área de mineração. Gusmão dedicou o prêmio aos jovens geofísicos da CPRM, aos velhos companheiros de profissão e a sua família. “A CPRM significa muito para mim, foi a oportunidade de exercer o meu trabalho. A Sociedade de Geofísica quando escolheu me homenagear, estava homenageando também a CPRM", afirma.

Estande da CPRM
Este ano, o estande da CPRM na Expogef teve como objetivo mostrar ao público os equipamentos geofísicos históricos utilizados nas décadas de 60 e 70, o que provocou reações de saudosismos para os mais experientes e de espanto para os recém-chegados ao mercado de trabalho. Muitas histórias foram contadas sobre os percalços da utilização desses aparelhos no campo.

Para Luiz Gustavo, Chefe da Divisão de Geofísica, os trabalhos foram muito bons em termos de qualidade técnica e contribuíram para a comunidade científica, principalmente porque os dados foram disponibilizados no site da CPRM para o publico em geral. “Essa ação será um importante passo para alavancar o setor mineral do Brasil, e foi muito elogiada pelos visitantes do estande”, finalizou.

Clique aqui e confira a galeria de fotos do evento.

Trabalhos apresentados:
Investigação do conteúdo de sepultura por meio de Geofísica - Lúcia Maria da Costa e Silva.

Análise Prospectiva para Elementos Terra Raras Através da Modelagem Geoestatística e Integração de Dados Aeroradioelementos no Sudoeste de Rondônia

Carlos Eduardo Santos de Oliveira; Elias Martins Guerra Prado; Guilherme Ferreira da Silva; Anderson Alves de Souza; Edgar Romeo Herrera de Figueiredo Iza.

Assinaturas Aerogeofísicas Regionais da Área de Ocorrências de Depósitos de Ni-Cu-PGE no Domínio Tectônico Rio Capibaribe (NE-Brasil)
Edlene P. da Silva; Nitzschia R. R. Domingos; Roberto G. de Oliveira, Marília A. C. Rodrigues.

Carta de Interpretação e Integração Geofísica-Geológica do Projeto Províncias Metalogenéticas do Brasil: Bloco Sudeste de Rondônia
Elias Martins G. Prado, Guilherme Ferreira da Silva, Carlos Eduardo S. de Oliveira.

Análise de atenuação do sinal gamaespectrométrico em região de floresta com auxílio do índice de vegetação NDVI
Guilherme Ferreira da SIlva; Michelle Cunha Graça.

Levantamento Gravimétrico da Faixa Seridó (NE-Brasil): Implicações para o Mapeamento Geológico e o Arcabouço Tectônico
Nitzschia R. R. Domingos,Roberto G. de Oliveira, Marília A. C. Rodrigues, Edlene P. da Silva.

Assinaturas Magnetométricas, Gravimétricas e Gamaespectrométricas das Minas Brejuí (W), Bonfim (Au-Bi-W) e Saquinho (Fe) da Faixa Seridó (NE-Brasil)
Roberto G. de Oliveira, Nitzschia R. R. Domingos, Marília A. C. Rodrigues, Edlene P. da Silva..

VTEM and Aeromagnetic Data Modeling Applied to Cu, Zn and Pb Prospection in Palmeirópolis Project, TO, Brazil
Marco Antonio Couto Jr, Ricardo Wosniak, Eduardo Duarte Marques, Tiago Rocha Faria Duque, Marco Túlio Naves de Carvalho.

Magnetization Vector Inversion Application in Quadrilatero Ferrifero Region, MG, Brazil
Marco Antonio Couto Jr. CPRM), Telma Aisengart (Geosoft Latinoamérica), Diego Barbosa (Geosoft Latinoamérica), Raianny Carolini Ramos Ferreira (CPRM), Orivaldo Ferreira Baltazar (CPRM), Marcelo de Souza Marinho (CPRM), José Adilson Dias Cavalcanti (CPRM), Joanna Chaves Souto Araújo (CPRM).


Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400


© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.