Serviço Geológico do Brasil contribui para impulsionar transição energética

Terça-feira, 06 de junho de 2023

Serviço Geológico do Brasil contribui para impulsionar transição energética

Nesta Semana do Meio Ambiente, o SGB reforça a importância de pesquisas para a descoberta de matérias-primas demandadas na construção de uma matriz energética menos poluente


O Serviço Geológico do Brasil (SGB) tem papel estratégico no processo de transição energética em curso no mundo. Por meio da Ação Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil, o SGB contribui para a descoberta de matérias-primas de alta tecnologia, necessárias para a construção da infraestrutura de uma nova matriz energética, baseada em fontes menos poluentes. Entre as commodities consideradas estratégicas e demandadas no cenário global, estão: cobre, lítio, cobalto, grafita, nióbio e elementos de terras raras.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA em inglês), a demanda por elementos “high tech” deve crescer em até quatro vezes até 2040, diante do aumento da produção de baterias (para veículos elétricos), painéis solares, turbinas eólicas e redes elétricas. A demanda por lítio, por exemplo, pode aumentar em até 40 vezes no período. Nesse cenário de crescimento das tecnologias de energia limpa, há uma preocupação com a oferta dos minerais para o fornecimento confiável.

As pesquisas do SGB, realizadas no âmbito das Áreas de Relevante Interesse Mineral (ARIM), indicam as áreas potenciais para ocorrência dos minerais estratégicos, de modo a estimular a pesquisa e a produção, além de revelar o potencial do Brasil para atender a demanda global. Entre os projetos em andamento, está o Projeto Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil. Clique aqui para saber mais.

Veja também:
· Projetos Especiais e Minerais Estratégicos
· Informe de Recursos Minerais – Série Minerais Estratégicos

Agricultura sustentável e segurança alimentar – O SGB também desenvolve pesquisas importantes para identificar minerais estratégicos para a cadeia produtiva do agronegócio, como fosfato e potássio. Esses elementos são matérias-primas de fertilizantes, dos quais o Brasil possui forte dependência externa.

Além disso, há estudos para identificação de insumos chamados de agrominerais, que podem ser utilizados na fabricação de fertilizantes adequados para a técnica de remineralização de solos. A atuação contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura e para a sustentabilidade de processos produtivos. Isso porque, muitas vezes, as fontes minerais identificadas para uso como remineralizadores estão entre resíduos descartados na cadeia da mineração ou construção civil.

Com a identificação de minerais que podem ser usados na atividade agrícola, o SGB também auxilia na promoção da segurança alimentar, considerando que os elementos devolvem ao solo nutrientes importantes. Desse modo, garantem a produção de alimentos seguros, saudáveis e nutritivos.

Saiba mais:
· Remineralizadores de solo
· Informe de Recursos Minerais – Série Insumos para a Agricultura

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir