Serviço Geológico do Brasil divulga amanhã (31) primeiras previsões para cheias do Amazonas

Quinta-feira, 30 de março de 2023

Serviço Geológico do Brasil divulga amanhã (31) primeiras previsões para cheias do Amazonas

Divulgação ocorrerá durante coletiva de imprensa na sede do SGB em Manaus com a apresentação da previsão das cotas máximas das cheias dos rios, além da previsão climatológica




Preservar vidas e reduzir os impactos em situações onde regiões são afetadas durante períodos de fortes chuvas. Estes são os objetivos do Serviço Geológico do Brasil (SGB) ao desenvolver e operar os Sistemas de Alerta Hidrológico (SAHs) que atualmente atende 67 cidades brasileiras, beneficiando aproximadamente 7 milhões de pessoas. Uma das regiões contempladas por este trabalho é o estado do Amazonas, que, nesta sexta-feira (31), conhecerá as primeiras previsões de cota máxima das cheias dos rios Negro, Solimões e Amazonas neste ano. A apresentação acontecerá na sede da Superintendência Regional do SGB em Manaus, às 10h – horário local, com a divulgação também das previsões climatológicas e de ações de assistência à população.

A previsão das cotas será apresentada pela equipe técnica do SGB de Manaus, que realiza o monitoramento da bacia por meio do SAH Amazonas. Já as previsões climatológicas serão divulgadas por técnicos do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A programação do evento conta, ainda, com a participação dos coordenadores da Defesa Civil do Estado do Amazonas e da Defesa Civil de Manaus, cujas palestras serão direcionadas à apresentação de ações de proteção e assistência à população por parte dos órgãos públicos.

Esta será a primeira previsão divulgada para o ano, com eventos já agendados para os dias 28 de abril e 26 de maio. Além da apresentação presencial, no auditório do SGB em Manaus, a coletiva de imprensa será transmitida ao vivo por meio do Youtube, no canal TV SGB. Para acompanhar, basta acessar aqui

O Serviço Geológico do Brasil realiza este trabalho no Amazonas desde 1989, onde apresenta uma previsão da cota máxima a ser atingida pelos com uma antecedência média de 75, 45 e 15 dias, sendo a primeira divulgação no final do mês de março e as demais nos meses subsequentes. Com o monitoramento e previsão de níveis do rio, o SGB atua continuamente para subsidiar a tomada de decisões por parte dos órgãos relacionadas à mitigação dos impactos de eventos hidrológicos extremos, ajudando os estados e municípios a salvaguardar a polução, sobretudo os moradores que vivem às margens dos rios.

Além de se tratar de uma importante ferramenta de prevenção de desastres, os SAHs também atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que tratam da redução da pobreza (ODS 01); fome zero e agricultura sustentável (ODS 2); indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11); consumo e produção responsável (ODS 12), ação climática (ODS 13).


Serviço

O que: Divulgação da previsão das cheias dos rios do Amazonas em 2023
Quando: dia 31 de março, às 10 horas, no horário de Manaus
Onde: na Superintendência do Serviço Geológico do Brasil em Manaus
Endereço: Av. André Araújo, 2010 - Petrópolis, Manaus – AM
Contato para outras informações e entrevistas: (21) 98342-9933 ou imprensa@sgb.gov.br


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir