Serviço Geológico do Brasil e CENAD alinham trabalho conjunto sobre riscos e desastres

Quinta-feira, 08 de dezembro de 2022

Serviço Geológico do Brasil e CENAD alinham trabalho conjunto sobre riscos e desastres

Equipe do Serviço Geológico do Brasil é recebida pela diretoria do CENAD

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) atua há dez anos no mapeamento de áreas risco geológico do país, período em que mapeou mais de 1,6 mil municípios e classificou cerca de 13,2 mil localidades. As informações geradas por meio de pesquisas são disponibilizadas aos órgãos públicos municipais, estaduais e federais para auxiliar na tomada de decisões e adoções de medidas para salvaguardar a população, bem como mitigar danos após desastres. Um destes órgãos que utilizam as informações é o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), cuja diretoria esteve reunida com a equipe técnica do SGB-CPRM, nesta semana, para o alinhamento e aproximação entre as Instituições.

“O SGB é parceiro do CENAD há vários anos nas áreas de sistemas de alerta de cheias, locação e perfuração de poços de grande produção no Nordeste, mapeamento de áreas de risco e ações emergenciais, como o caso de Maceió, em Alagoas. Muito importante ter os nossos produtos utilizados pela Defesa Civil, que tem missão tão nobre, que tem também acesso a informações, por exemplo de diversos satélites, que enriquecerão ainda mais nossos produtos”, disse a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB, Alice Castilho, que participou do encontro ao lado do chefe do Departamento de Gestão Territorial, Diogo Rodrigues, e do chefe da Divisão de Geologia Aplicada, Tiago Antonelli.

O diretor do CENAD, Armin Braun, esteve presente no encontro e destacou a importância dos insumos voltados à prevenção de desastres produzidos pelo Serviço Geológico do Brasil. Foram feitas breves apresentações de ambas Instituições, além de encaminhamentos e entendimentos de novas iniciativas entre as mesmas. Foram destacadas as informações referentes ao Projeto Cartografia de Risco Geológico, produzidas no Departamento de Gestão Territorial do SGB, que são utilizadas amplamente dentro do CENAD.

Além de atuar há 10 anos em mapeamento de risco geológico, o SGB há 30 anos atua na operação de sistemas de alerta de eventos críticos, cheias e estiagem; e mantém o repositório de poços de água subterrânea do Brasil, o Siagas. Todas estas informações são disponibilizadas para o CENAD e CEMADEN, bem como para outros entes públicos e sociedade de um modo geral, para o enfrentamento de crises, quer seja minimização dos impactos naturais e gerenciamento de crises, por exemplo na busca emergencial de fontes de abastecimento de água.


Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir