Serviço Geológico do Brasil inaugura nova sede do Núcleo de Curitiba

Quarta-feira, 07 de dezembro de 2022

Serviço Geológico do Brasil inaugura nova sede do Núcleo de Curitiba

A nova estrutura irá possibilitar a ampliação de ações e projetos para o estado do Paraná
Equipe do SGB-CPRM, durante o descerramento da placa (da esquerda para a direita: o pesquisador, José Luiz Kepel; o diretor-presidente do SGB-CPRM, Cassiano Alves; a chefe do NUBA, Mariane Brumatti; logo atrás - o pesquisador Marcell Leonard Besser; e, a direita de Mariane, o pesquisador André Luís Spisila
O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) inaugurou, nesta terça-feira (06), a nova sede do Núcleo de Apoio Técnico de Curitiba (NUBA), em espaço compartilhado no edifício do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), no Paraná. O objetivo da mudança de infraestrutura é estreitar, ainda mais, os laços com as autoridades locais, apoiando os projetos desenvolvidos em prol do estado.

O diretor-presidente do SGB-CPRM, Cassiano Alves, esteve na cerimônia de inauguração e reforçou a importância de valorizar as três frentes de atuação e pesquisa da empresa: “o valor público está associado às atividades finalísticas, mas o nosso valor, como conjunto, engloba atividade finalística, meio e intermediárias.”

Desde 2017, a atual chefe do Núcleo, Mariane Brumatti, teve como missão encontrar um novo local - melhor estruturado - para sediar as atividades da equipe. De acordo com ela, em 2021, baseado nas orientações da Portaria n° 1.708 , o compartilhamento do espaço entre o Núcleo paraense e o SERPRO foi viabilizado de forma vantajosa para ambas as partes.

“Um local de trabalho bem estruturado impacta o bem-estar do funcionário e contribui para que ele se sinta parte da empresa, eleva o ânimo da equipe e aumenta sua produtividade”, garantiu Mariane.

Equipe apresenta mapas geológicos da região
Sob coordenação da Superintendência Regional de São Paulo (SUREG-SP), o Núcleo de Curitiba é um importante pólo estratégico do SGB na região Sul, especialmente por possibilitar o desenvolvimento de ações integradas com entidades paranaenses públicas e privadas. Atualmente, 9 pesquisadores produzem conhecimento em diversas áreas das Geociências, como cartografia geológica, recursos minerais, geofísica, hidrogeologia e prevenção de desastres naturais.

Durante o evento, Cassiano Alves e Mariane Brumatti descerraram a placa de homenagem à nova sede.

Também estiveram presentes: o superintendente da regional de São Paulo, Lauro Gracindo Pizzatto; o geólogo idealizador do Núcleo no estado e funcionário aposentado do SGB-CPRM, Luiz Antonio Chieregati; Raquel Santos da Silva e Daniel Mouço, integrantes da Diretoria de Administração e Finanças (DAF); a gerente de Administração e Finanças da SUREG-SP, Lucimara de Sousa; Mara Corrêa, ex-secretária do Núcleo; e Renata Moro, representante da Agência Mineral de Mineração (ANM).

Principais projetos do Núcleo

Dentre os principais projetos promovidos pelo Núcleo, o programa ‘Risco de Radônio para o Brasil' foi elaborado com a finalidade de suprir a falta de indicadores à exposição natural ao elemento. O projeto atua a fim de fornecer subsídios científicos para basear planos de ação para otimizar a política de saúde para a doença, já que a exposição ao radônio é a segunda principal causa de câncer no pulmão.

Outra importante ação é o estreitamento das relações com a Defesa Civil paranaense, que contribui com o mapeamento e identificação de risco e perigo geológico local. A inauguração da nova sede representa um importante passo para a promoção de pesquisas e produtos geocientíficos para o estado, segundo afirmou a chefe do Núcleo.

A publicação da Carta das Águas Subterrâneas do Paraná, em 2015, é resultado da parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto das Águas do Paraná e o Serviço Geológico do Brasil. A iniciativa contou com a colaboração de diversas instituições. A pesquisa auxiliou o Banco Mundial na definição do Sistema de Suporte à Decisão (SSD) para outorga de águas superficiais e subterrâneas do novo Sistema de Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos do Paraná (SIGARH), e na definição da Rede Estratégica de Monitoramento Hidrogeológico, prevista no Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Em 2021, foi publicado o Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Paraná, em parceria com a Gerência de Geociências do Instituto Água e Terra e o Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná.


Maria Alice dos Santos/Dayhane Chaves
Serviço Geológico do Brasil SGB- CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir