Serviço Geológico do Brasil inicia estudos para prevenção de desastres no município de Diogo de Vasconcelos (MG)

Segunda-feira, 05 de junho de 2023

Serviço Geológico do Brasil inicia estudos para prevenção de desastres no município de Diogo de Vasconcelos (MG)

Mapeamento resultará na elaboração da Carta de Perigo, que fornece aos gestores subsídios para a gestão de risco e políticas de ordenamento territorial

Carta de Perigo oferece subsídios para gestão de riscos e prevenção de desastres (Foto: SGB)

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) inicia mais um trabalho que contribui para a gestão de risco e prevenção de desastres no país: o Mapeamento de Perigo a Movimentos Gravitacionais de Massa no município de Diogo de Vasconcelos, em Minas Gerais. O estudo visa identificar áreas propensas a deslizamentos, quedas de blocos e fluxos de detritos em regiões específicas, que estão em processo de expansão urbana.

A partir do trabalho, será produzida a Carta de Perigo. O documento fornece aos gestores públicos dados importantes para a tomada de decisões relacionadas às políticas de ordenamento territorial e prevenção de desastres, o que contribui para salvar vidas. Mais de 3,7 mil pessoas que vivem no município de Diogo de Vasconcelos poderão ser beneficiadas com o trabalho do SGB.

De acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), os movimentos gravitacionais de massa e os processos hídricos estão relacionados à maior parte dos desastres provocados por perigos naturais no Brasil. Para subsidiar medidas preventivas, o SGB publicou, neste ano, três Cartas de Perigo que contemplam os municípios de Ouro Preto (MG), Balneário Piçarras (SC) e Parauapebas (PA).

O projeto – A elaboração das Cartas de Perigo pelo SGB teve início em 2013. O projeto é resultado de parceria firmada entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (GIDES).

Em março, o SGB realizou em Porto Alegre (RS) um curso de capacitação sobre o Mapeamento de Perigo. O objetivo foi aprimorar a metodologia de trabalho. A Carta de Perigo do município de Diogo Vasconcelos (MG) é o primeiro estudo realizado após esse encontro técnico.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir