Serviço Geológico do Brasil participa do 3º Fórum de Mineração e Agregados

Quinta-feira, 01 de dezembro de 2022

Serviço Geológico do Brasil participa do 3º Fórum de Mineração e Agregados

A empresa foi destaque no evento, obtendo premiações e promovendo importantes discussões para o setor mineral

Alexandre Trevisan entrega brinde para aluna da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, lotados na Superintendência Regional de Porto Alegre (SUREG-PA), participaram do 3º Fórum e Feira de Mineração e de Agregados (3º FMA). O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre (RS).

A participação do SGB-CPRM no 3º FMA dispôs de um estande no evento, onde foram expostos os trabalhos desenvolvidos na área de mineração e agregados e realizados sorteios de livros e brindes para a comunidade presente. Além da estrutura, a instituição encabeçou importantes exposições e diálogos.

Representada pelo Superintendente Regional da SUREG-PA, Alexandre Trevisan Chagas, a presença da empresa no Fórum foi marcante. O projeto ‘Materiais de Construção da Região de Pelotas, Rio Grande e Entorno (RPG)', do SGB-CPRM, esteve entre as três melhores pesquisas da Mostra de Trabalhos Acadêmicos e Científicos do Fórum, ganhando prêmios e garantindo certificação especial de participação. Dono de congratulações e prestígio durante o congresso, o estudo é de autoria das geocientistas Daiane Flora Hammes e Simone Zwirtes.


Daiane Flora Hammes e Simone Zwirtes, autoras do projeto, apresentam o seu trabalho durante o 3º Fórum De Mineração E Agregados

Pesquisadora em geociências, Magda Bergmann também abrilhantou a participação da instituição no 3º FMA. A geóloga compôs a mesa redonda ‘O Uso da rocha como remineralizador de solos’, que despertou interesse e curiosidade nos profissionais do mercado da área de mineração, por abordar uma forma de fertilização agrícola mais sustentável. O painel citou soluções que possibilitam a diminuição de problemas ambientais e de conflito de uso de solos.

Magda Bergmann durante a mesa redonda ‘O Uso da rocha como remineralizador de solos'

Magda considera que o 3º FMA ofereceu “uma ótima oportunidade de divulgação dos trabalhos do SGB-CPRM na área de remineralizadores e agrominerais silicático”. A perspectiva de Bergmann foi complementada por Daiane, que comemorou o reconhecimento dado ao seu projeto: “a participação no congresso foi muito importante para a divulgação da pesquisa ‘Materiais de Construção da Região de Pelotas, Rio Grande e Entorno’, além de ter sido muito gratificante, pois nosso trabalho foi premiado.”

O evento também foi palco de diálogos do Superintendente da SUREG-PA com a Secretária do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, e com representantes do setor mineral. Trevisan discutiu a importância do incentivo à mineração como indutor do desenvolvimento regional e seus benefícios na melhoria da qualidade de vida da população.

Equipe SUREG-PA com a Secretária do meio Ambiente do estado do RS, Marjorie Kauffmann

Também estiveram no Fórum pelo SGB-CPRM o Chefe do Departamento de Recursos Minerais, Marcelo Esteves Almeida, o Chefe da Divisão de Minerais e Rochas Industriais, Michel Marques Godoy, e os geólogos Andrea Sander e Giovani Parisi.

3º Fórum de Mineração e Agregados
Promovido pelo Sindicato da Indústria da Mineração de Brita, Areia e Saibro do Estado do RS (Sindibritas) e pela Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas), o 3º Fórum de Mineração e Agregados teve como objetivo qualificar e capacitar os profissionais que estão no mercado do setor, além de estimular o convívio com a comunidade acadêmica.

Amanda Rosa
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir