Serviço Geológico do Brasil produz carta geotécnica em São Vicente, no litoral de São Paulo

Quarta-feira, 07 de junho de 2023

Serviço Geológico do Brasil produz carta geotécnica em São Vicente, no litoral de São Paulo

Mapeamento está dividido em duas etapas: campo e laboratório




O Serviço Geológico do Brasil, por meio do Departamento de Gestão Territorial (DEGET), produz ao longo de 2023 a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização em São Vicente, no litoral sul de São Paulo. A ação visa caracterizar os terrenos, do ponto de vista geológico-geotécnico, e definir as aptidões à ocupação quanto à probabilidade de ocorrência dos desastres naturais, em regiões metropolitanas e zonas não ocupadas, que caracterizam áreas de expansão a médio e longo prazos.

As Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização são documentos cartográficos que traduzem a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança à população.

De acordo com Douglas Cabral, coordenador-executivo do projeto do SGB, o pedido para a realização do levantamento foi solicitado pela prefeitura de São Vicente, através da coordenadoria de Defesa Civil municipal, com o intuito de embasar o município na tomada de decisões, no que tange a gestão territorial municipal e na revisão do Plano Diretor Municipal.

“As ações estão divididas em duas etapas de campo. A primeira etapa foi realizada em março, e a segunda será iniciada em junho. Além disso, tem as etapas de laboratório (ERJ) para realização dos ensaios de mecânica de solos em amostras deformadas, coletadas em campo, com posterior produção da carta geotécnica e de relatório técnico. A equipe é composta por quatro pesquisadores do SGB”, informou Douglas.

O documento está previsto no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais. Inicialmente desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades, com o objetivo de indicar as aptidões de uso de áreas frente aos desastres naturais e seus processos geradores, tais como movimentos de massa nas encostas e eventos destrutivos de natureza hidrológica. Em 2017, o projeto passou a ser desenvolvido exclusivamente pelo Serviço Geológico do Brasil.

O município de São Vicente já teve outras ações do Serviço Geológico do Brasil. Entre elas, a Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações (2015) e, atualmente, encontra-se em desenvolvimento o monitoramento de erosão costeira.

Características regionais de São Vicente

São Vicente tem parte de sua área dominada por geomorfologia costeira, com solos provenientes da deposição marítima, com mangues e brejos característicos. Sua outra porção encontra-se sob o domínio da Serra do Mar, com relevo serrano, de grandes amplitudes e declividades, com formação de depósitos de tálus e alta suscetibilidade a movimentos gravitacionais de massa, como deslizamentos, quedas e tombamentos de blocos, além de inúmeras bacias suscetíveis a enxurradas e corridas de massa.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br


  • Imprimir