Sexta-feira, 07 de junho de 2019

Serviço Geológico do Brasil promove integração de dados e atualização do Mapa Geológico do Estado do Paraná

 Mariane Brumatti e Marcell Besser na sessão Geotecnologias e Geofísica do XI SSBG  A pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Mariane Brumatti participou entre os dias 26 e 30/05 do XVII Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos (SNET) e XI Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia, que ocorreram no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves. Ela apresentou o trabalho INTEGRAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO MAPA GEOLÓGICO DO ESTADO DO PARANÁ, na sessão Geotecnologias e Geofísica.

O estudo visa a atualização do Mapa Geológico do Estado do Paraná através da integração de um grande volume de dados existentes e desenvolvimento de trabalhos de campo onde forem encontradas lacunas de dados ou questões geológicas pendentes. O projeto conta com a participação de pesquisadores do extinto Serviço Geológico do Paraná (ex-Mineropar), atual Diretoria de Geologia do ITCG e Departamento de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dentro de um Acordo de Cooperação Técnico-Científica.

Ela explica que desde a última publicação do Mapa Geológico do Paraná (Mineropar, 2006), houve avanços significativos no campo de cartografia geológica básica regional no estado, destacando dois projetos ARIM's (Vale do Ribeira e Cráton Luis Alves) desenvolvidos pela CPRM, além de trabalhos desenvolvidos pela ex-Mineropar e pelo Departamento de Geologia da UFPR. “Considerando as diversas fontes e escalas dos dados disponíveis, faz-se necessária a análise integrada e a consistência dos mesmos, tanto para a elaboração do mapa quanto para a organização de um banco de dados em ambiente SIG para a sua disponibilização no GeoSGB. Além disso, o Paraná é um dentre os 4 estados do Brasil que ainda não possuem um mapa geológico atualizado de autoria da empresa”, destacou Mariane.

A base geológica atualizada e detalhada possibilitará o reconhecimento e a delimitação mais precisa de áreas potenciais para pesquisa de recursos minerais, principalmente com relação à materiais para uso na construção civil, setor no qual o Paraná tem destaque.


Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361
  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.