Segunda-feira, 13 de maio de 2019

Serviço Geológico indica quatro pontos com alerta para cheia no rio Uruguai

Rio Uruguai está em cota de alerta em quatro municípios

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que opera o Sistema de Alerta da Bacia do Rio Uruguai (SAH-Uruguai), responsável pelo monitoramento e previsão de cheias no Estado, informa que o rio Uruguai está em cota de alerta nos municípios de Itaqui, São Borja, Garruchos e Porto Lucena. O boletim extraordinário divulgado nesta segunda-feira pelo órgão informa ainda que em Uruguaiana, o rio Uruguai também exige atenção.

As chuvas registradas nos últimos dias no Rio Grande do Sul elevaram os níveis do rio Uruguai. Na madrugada desta segunda-feira, dia 13/05, a cota de alerta foi atingida em Itaqui. A previsão para as próximas horas é que o nível do rio Uruguai suba mais até chegar na cota de 7,73 m, aproximando-se do nível de inundação que é de 8,30 m naquele município. Em São Borja, o rio começou a subir rapidamente no sábado, dia 11/05, já ultrapassou em um metro a cota de alerta e a previsão do Serviço Geológico do Brasil é que o nível do rio provavelmente atingirá a cota de 9,39 m nas próximas horas.


Conforme o engenheiro hidróloga da CPRM, Franco Buffon, o Serviço Geológico do Brasil continuará o monitoramento dos rios nas próximas horas. “Alguns rios seguem subindo, vamos seguir com monitoramento e com a emissão de boletins”, ressaltou.

Os dados hidrológicos utilizados são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e demais parceiros. As previsões realizadas pelos engenheiros da CPRM são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. A operação do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) da bacia do Rio Uruguai teve início em dezembro de 2018. Os dados automáticos e os boletins de alerta estão disponíveis aqui.

Previsão de nível para a bacia do rio Uruguai nas próximas horas:
• Em Itaqui, o nível do rio Uruguai provavelmente atingirá a cota de 773cm nas próximas 15h.
• Em São Borja, o nível do rio Uruguai provavelmente atingirá a cota de 939cm nas próximas 10h


Janis Morais
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2108-8400
(51) 3406-7361
  • Imprimir

© Copyright CPRM 2016-2019. Todos os direitos reservados.