Projetos Especiais e Minerais Estratégicos

O objetivo principal da Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos - DIPEME é propiciar uma maior interação entre as atividades desenvolvidas pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM e os agentes do setor mineral brasileiro, no âmbito das instituições públicas e privadas, aumentado assim a aderência dos projetos da CPRM às demandas setoriais.

Nos principais distritos minerais brasileiros, a DIPEME disponibiliza a figura do geólogo de Província Mineral, referência técnico-científica e ponto focal para investidores interessados em melhor conhecer geologicamente as áreas com maior potencial mineral do país. Ainda em fase de implantação, inicialmente a CPRM está formando os geólogos das Províncias de Carajás, Tapajós, Quadrilátero Ferrífero e Seridó.

Dentre as responsabilidades da DIPEME está, ainda, a gestão dos projetos de minerais considerados estratégicos, com destaque para os projetos de fosfato, potássio, terras raras e lítio. Os dados desses projetos, apresentados na forma de Informes Minerais, são disponibilizados ao público tão logo os projetos estejam finalizados, já os dados vetoriais são disponibilizados no GeoSGB.



Contato e Informações:
Marcelo Esteves Almeida
Chefe da Divisão de Projetos Especiais e Minerais Estratégicos - DIPEME
E-mail: marcelo.esteves@cprm.gov.br

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.