Recursos Minerais do Brasil

O Programa Recursos Minerais do Brasil tem por objetivo o levantamento de informações geológico-econômicas e metalogenéticas do território brasileiro para subsidiar as atividades de exploração mineral em todo o território nacional, provendo, ainda, estudos sobre a potencialidade de áreas cuja ambiência geológica apresenta-se favorável à presença de metais.

No ano de 2005, com continuidade no ano de 2006, foram priorizados estudos que objetivam apoiar atividades de extração mineral de pequeno porte, aumentar a oferta de minerais industriais e de insumos minerais para a agricultura e para a construção civil e desenvolver estudos metalogenéticos. Desta forma, foram conduzidos projetos específicos agrupados em três subprogramas.

No âmbito do Subprograma Avaliação de Potencial Mineral de Pequenos Depósitos e Distritos Mineiros foram realizados estudos de avaliação do potencial de pequenos depósitos e distritos mineiros, como apoio aos arranjos produtivos locais. No âmbito do Subprograma Bens Não Metálicos foram conduzidas pesquisas em áreas de ocorrência de rochas carbonáticas potenciais para serem utilizadas como fertilizantes e corretivos de solo in natura, de zeolitas para uso industrial e agrícola, de minerais para construção civil em regiões metropolitanas e de agregados marinhos. No âmbito do Subprograma Estudos Metalogenéticos foram conduzidas pesquisas em ambientes favoráveis à presença de metais básicos\ferrosos (Cu, Zn, Pb, Cr) e nobres (elementos do grupo da platina).


Subprograma Avaliação de Potencial Mineral de Pequenos Depósitos e Distritos Mineiros
Este subprograma objetiva a realização de estudos de geologia exploratória de pequenos depósitos, cuja pesquisa geológica servirá de apoio ao desenvolvimento de pequenos arranjos produtivos locais de base mineral.

Projetos em Execução:




Subprograma Bens Não Metálicos
Este subprograma visa à realização de estudos de reconhecimento e avaliação do potencial para bens minerais utilizados na construção civil, como suporte a políticas habitacionais, para ocorrências de insumos minerais corretivos de solo e fertilizantes in natura; para utilização na agropecuária familiar ou extensiva; e para ocorrências, depósitos e distritos mineiros de minerais industriais que possam servir de apoio ao desenvolvimento, gerando empregos, renda e tributos e reduzindo as desigualdades regionais.

Projetos em Execução:


Subprograma Estudos Metalogenéticos
Este subprograma visa ao desenvolvimento de projetos de cunho científico-econômico em áreas previamente identificadas por seu elevado potencial, com aplicação de novas metodologias de pesquisa mineral, focando o entendimento dos processos responsáveis pela geração dos depósitos de metais.

Projetos em Execução:


Pedreira Rio das Pedras Ltda. (Município de Itabaian-SE). Jazimento de gnaisse para fabricar brita. Extração de areia para construção civil. Rio Vaza-Barris, Areal São Carlos (Município de Itaporanga d'Ajuda-SE).

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.