Acervo

O acervo físico e virtual da rede é formado por livros, anais de congresso, simpósios, periódicos, normas da ABNT, teses, dissertações, monografias, perfis de sondagem, relatórios técnicos diversos, CD-ROMs, DVDs, folhetos, enciclopédias, glossários, tesauros, dicionários, além de uma expressiva coletânea de documentação fotocartográfica envolvendo cartas, mapas, fotoíndices e fotografias aéreas.



Repositório Institucional de Geociências - RIgeo
Acesso às produções científica e institucional da CPRM.

ScienceDirect
Acesso ao Journal of South American Earth Sciences.

Estante Virtual
Acesso a livros e demais exemplares produzidos pela CPRM no formato .PDF.

Biblioteca Virtual
Acesso integral ao expressivo depositório de conhecimento geológico e hidrológico básico, contemplando importantes coletâneas de diferentes instituições, assim como todos os relatórios técnicos de projetos executados pela CPRM nas décadas de 70, 80 e 90.
- Para conhecer as funcionalidades do sistema disponibilizamos o Guia Explicativo.

Catálogo Online
Acesso compartilhado com todos os acervos da Rede Ametista, visando ampliar e otimizar a coleção especializada de documentação técnica e fotocartográfica, disponível na versão impressa e digital.



Revistas Técnicas
A Biblioteca do Serviço Geológico do Brasil torna disponível para acesso online duas revistas técnicas informativas: "A Água em Revista" e "A Terra em Revista". As publicações são da Diretoria de Relações Institucionais e Desenvolvimento da CPRM.

Nelas se encontram divulgados trabalhos de caráter técnico-científico, comentários, comunicações, resumos de teses e notícias gerais, além de entrevistas e opiniões de lideranças empresariais e das esferas de governo nos campos dos recursos minerais e hídricos. O conteúdo contempla geologia, hidrologia, hidrogeologia e meio ambiente, sempre na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento global das geociências. O conjunto de fascículos de ambas as revistas encontra-se na Biblioteca Virtual: em "Selecione um Acervo", escolha "Revistas Institucionais CPRM" e clique em "Pesquisar".


Manuais Técnicos
GEODESC
Vocabulário Controlado em Geociências, cujo objetivo é padronizar a linguagem de indexação utilizada pela Rede SGB.

Guia de Referências (versão editada em 2012)
Baseado na NBR 6023 de agosto de 2002, o guia visa a apresentar de forma objetiva as orientações para a normalização de referências bibliográficas pertinentes às áreas de geociências descritas nas versões impressa e digital, atendendo aos padrões atuais estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Veja também o Guia Prático 2012.


Guia de Citações (versão editada em 2015)
Visa divulgar as orientações para apresentação das citações em documentos específicos da área de geociências.



Comutação Bibliográfica
Visando a complementar as pesquisas dos usuários internos, que não são encontradas nos acervos da rede, a Biblioteca Octavio Barbosa atua como Biblioteca Base, mantendo convênio com o COMUT, cujo principal instrumento de trabalho é o Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas - CCN.

O CCN é uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil, cujo objetivo é unir em um único catálogo nacional de acesso público informações sobre publicações técnico-científicas reunidas em centenas de catálogos distribuídos nas diversas bibliotecas do país.

Para agilizar a sua solicitação de cópia, envie um e-mail para a biblioteca de sua unidade, informando: título do artigo, autoria, título do periódico, volume ou número, paginação inicial e final, além da data de publicação.


Ficha Catalográfica
A biblioteca elabora a ficha catalográfica de todos os produtos institucionais mediante o fornecimento de dados e informações pelos autores do SGB. Dados necessários a serem informados e enviados por e-mail para a biblioteca de sua unidade:

  • Folha de rosto e resumo com palavras-chave para dissertações, teses e trabalhos de conclusão de curso.
  • Folha de rosto e sumário para livros, relatórios de projetos e demais publicações.
  • Total de páginas ou volumes, em caso de exemplar impresso.



International Standard Book Number - ISBN
Respeitando a Lei do Livro, Lei nº 10.753 de 30 de outubro de 2003, a Biblioteca Octávio Barbosa promove junto ao SGB a atribuição do ISBN para todas as publicações e demais produtos institucionais gerados pelos usuários internos. A solicitação do ISBN é enviada para a biblioteca da unidade, contendo todos os dados exigidos pela Biblioteca Nacional.

Dados e informações necessárias a serem fornecidas pelos autores institucionais: folha de rosto com a autoria completa, em caso de versão impressa; total de páginas, tiragem e tamanho do exemplar e se o mesmo será comercializado.


Relação de Links de Interesse da Comunidade Geológica

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.