O Real Tamanho do Nosso Planeta

O Real Tamanho do Nosso Planeta

18 agosto 2014
Pércio de Moraes Branco

O Real Tamanho do Nosso Planeta

A Terra têm um diâmetro de 12.756 km (pelo Equador). Para muitas pessoas, tentar imaginar isso em termos de distância é algo muito difícil, acostumadas que estão a raciocinar apenas em termos de unidades, dezenas ou centenas de quilômetros.

Outras, mais habituadas a viagens longas, principalmente aquelas de um continente para outro, já conseguem imaginar o que sejam 12.000 km.

Mas, mesmo estas provavelmente não têm uma ideia do que seja o tamanho da Terra quando comparado a outros astros. A não ser, é claro, que se trate de um astrônomo.

A sequência de imagens a seguir mostra isso de modo bem claro. Nosso planeta não é o menor astro do universo, mas está muito longe de ser grande.

A Terra (Earth) é maior que Vênus, Marte, Mercúrio e Plutão. (Este já não é mais considerado um planeta, e sim um plutoide.)

Mas, quando comparada aos demais planetas do nosso sistema solar – Júpiter, Urano, Netuno e Saturno -, a Terra já se mostra menor, principalmente em relação a Júpiter, que é o maior de todos. Vejam na imagem a seguir.

Júpiter, porém, o maior planeta do nosso sistema solar, não é nada comparado ao Sol, em torno do qual ele e os demais planetas giram.

E o Sol, a nossa estrela, fica, por sua vez, minúsculo ao lado de estrelas como Arcturus.

A essa altura, até já esquecemos da Terra... Mas a viagem não acabou. Arcturus, que é tão maior que o Sol, é uma mísera bolinha ao lado de outras estrelas, como Betelgeuse e Antares.

E então? Se você é dos que têm uma ideia clara do real tamanho da Terra, consegue o mesmo quando se trata de gigantes como estes últimos?



Fonte

http://www.rense.com/general72/size.htm, acessado em 25.11.2008

  • Imprimir