Pedra Cresce?

Pedra Cresce?

Pércio de Moraes Branco


Essa pergunta é provavelmente muito mais freqüente do que se possa imaginar. Nas exposições do Museu de Geologia, por exemplo, é comum perguntarem isso.

Inicialmente, é preciso esclarecer que pedra pode designar um mineral ou uma rocha (que é uma associação de minerais).

Os minerais são formados de cristais, que podem ser de tamanho microscópico (e até menores, como no caso da calcedônia) ou ter até alguns metros de comprimento, como os cristais encontrados na rocha chamada pegmatito.

Substâncias em fusão numa lava vulcânica formam cristais quando a lava resfria. Sais dissolvidos em água formam cristais quando a água evapora.

Nos dois casos, a formação do cristal é um processo lento, e, não havendo variação de pressão ou de temperatura ou qualquer outra perturbação, os cristais continuarão a se formar enquanto houver material disponível na massa fundida ou na solução salina.

Nessa fase de formação, diz-se que os cristais estão crescendo. Portanto, neste caso pode-se dizer que sim, uma pedra cresce.

Depois de formada a pedra, depois que cessou o resfriamento da lava ou a evaporação da solução salina, o normal é os cristais permanecerem com o mesmo tamanho, mesmo ao longo de milhões de anos.

Pode acontecer de um determinado mineral formar-se na superfície de outro. Uma pirita, através de oxidação, pode dar origem a halotriquita, que vai se formar sobre a pirita, assumindo o aspecto de um mofo. Esse processo pode demorar alguns meses apenas e pode parecer que a pirita está crescendo, mas ela está é se transformando em halotriquita.

A vermiculita é um tipo de mica e seus cristais tem o aspecto de folhas empilhadas. Entre essas folhas existe água e, se ela for submetidas a calor (como a chama de um isqueiro), a água começará a evaporar e as folhas começarão a se separar. Nessas condições, a vermiculita aumentará várias vezes seu volume, e isso pode, de certa maneira, ser considerado um crescimento.

Já na formação das rochas metamórficas os minerais de uma rocha já formada muitas vezes são submetidos a grandes pressões, de modo que podem sofrer o efeito contrário, ou seja, uma redução em seu tamanho e normalmente muitos deles acabam transformando-se em outros minerais.

Os minerais mais comuns como quartzo, feldspato e as pedras preciosas em geral não sofrem mudança de tamanho.

Resumindo: as pedras crescem na fase de formação de cristais por resfriamento de lava ou por evaporação de uma solução. Depois de formadas, o normal é não sofrerem mudança de volume, mas, em certas condições, podem aumentar e até diminuir de tamanho. Esses processos são geralmente muito lentos (meses, anos ou décadas) e raramente podem ser observados em minerais existentes em casa ou num museu.

  • Imprimir