CIEM Apiaí (SUREG/SP)

CIEM Apiaí (SUREG/SP)

Localização CIEM Apiaí
O Centro Integrado de Estudos Multidisciplinares de Apiaí - CIEM Apiaí é a mais nova unidade de desenvolvimento técnico e apoio operacional da CPRM, estando localizado na Superintendência de São Paulo.

Vinculado à Diretoria de Infraestrutura Geocientífica - DIG, o CIEM Apiaí foi idealizado a partir da concepção dos CIEG's (Centro Integrado de Estudos Geológicos), abrigando ainda espaço para iniciativas que atendam a interesses da comunidade local, em trabalhos de extensão social e na área de divulgação científica e cultural.


Localização
O CIEM Apiaí está localizado na Estrada Apiaí-Iporanga, nº 728,no Bairro do Palmital, em Apiaí - SP A cidade de Apiaí situa-se ao sul do estado de São Paulo, próximo à divisa com o Paraná, na região geograficamente conhecida como Alto do Vale do Ribeira. Está a cerca de 320 km da capital paulista e 165 km da capital paranaense.
Manhã de neblina no CIEM Vale do Rio Betary, Iporanga/SP

Região
O município de Apiaí possui cerca de 1.000 km2 de área, é uma região aprazível com topografia suave e área bastante arborizada. Apiaí e municípios vizinhos encerram a maior área preservada de Mata Atlântica do Estado de São Paulo. Observa-se ainda no local manchas localizadas de Mata de Araucária.


Em 2004 Em 2006 Infraestrutura
O CIEM Apiaí ocupa as antigas instalações e terreno da 1ª Usina de Chumbo do Estado de São Paulo, a qual estava desativada desde 1956.

As antigas construções e demais benfeitorias, hoje transformadas em alojamento, salas aula e oficinas de trabalho são de madeira e guardam as características originais da época em que foram construídas. Foram necessários investimentos e um ano e meio de trabalho para deixar o local em condições adequadas de uso.


Pedra fundamental do CIEM Apiaí Participantes da inauguração Inauguração
O CIEM Apiaí foi inaugurado em 10 de julho de 2005, em solenidade que contou com a presença, dentre outros, do Prefeito Municipal de Apiaí, Dr. Donizetti Borges Barbosa; do prefeito da administração anterior, Dr Emilson Couras da Silva e do Prof. Dr. Eduardo Salamuni, presidente da Mineropar.

Da esquerda para direita, os Srs.: Luiz Antonio Chieregati (Geremi SP), Jose Carlos Garcia Ferreira (superitendente - Sureg SP), Eduardo Salamuni (presidente da Mineropar), Donizett Borges Barbosa (Prefeito de Apiaí), Fernando Pereira de Carvalho (DRI - CPRM), Agamenon Sérgio Lucas Dantas (presidente da CPRM), Emilson Courais da Silva (ex-prefeito de Apiaí) e Sebastião (empresário local).


Aula de campo ministrada pelo prof. de Cordani Atividades de 2005
O ano de 2005 marcou o início das atividades do CIEM Apiaí, com os seguintes eventos:
  • Curso de Atualização em Ciências da Terra (IG-USP e CPRM)
  • O curso "Atualização em Ciências da Terra", de 11 a 16 de julho, foi oferecido aos professores do ensino médio e fundamental da região.

    Com uma carga de 46 horas e um conteúdo programático bem abrangente, o curso foi homologado pela Secretaria Estadual de Ensino e os professores da rede estadual, participantes do evento, foram pontuados em suas carreiras.

    Participaram do curso 19 professores da rede pública de ensino, 02 de escolas particulares e 02 técnicos, estagiários da CPRM. O curso foi ministrado por professores do IG-USP e da CPRM. Destaque especial foi a presença do Prof. Dr. Umberto Cordani, a quem coube a aula inaugural do curso além de excursão de campo.

  • Exposição "Cobre: Pioneiro na Evolução da Humanidade"
  • Por ocasião da Semana de Ciência e Tecnologia, de 03 a 09 de outubro, foi levada para o CIEM- Apiaí, com a colaboração da Estação Ciência da USP, a exposição "Cobre: Pioneiro na Evolução da Humanidade", que permaneceu aberta à visitação até 10 de novembro. A exposição teve um público visitante de 1.378 pessoas, notadamente alunos do 1o e 2o graus.

    Exposição no CIEM Apiaí Exposição na estação cultural de Itapeva Para o sucesso dessa exposição foi de fundamental importância o apoio da prefeitura local que ofereceu transporte gratuito às escolas. De Apiaí, a exposição seguiu para a Estação Cultura de Itapeva onde permaneceu aberta à visitação até 12 de dezembro. Assim, nessa importante cidade, que centraliza o principal pólo mineiro do estado de São Paulo, o Serviço Geológico do Brasil também mostrou que está atento e participativo junto ao setor produtivo mineral.

  • Oficina de trabalho: "Planejamento Comunitário Participativo para o Ecoturismo"
  • No outro extremo de seu trabalho comunitário, justamente o mais importante, pois é aquele que desenvolve junto às parcelas mais carentes da sociedade, o CIEM Apiaí abrigou a oficina "Planejamento Comunitário Participativo para o Ecoturismo", organizada e oferecida pela Associação dos moradores dos Bairros Palmital e Campininha. O evento ganhou destaque na imprensa local.


    Apiaí - CIEM (SUREG/SP)
    Responsável: Fabrizio Prior Caltabellota
    E-mail: fabrizio.caltabellotta@sgb.gov.br
    End.: Avenida Iporanga, 728 – Palmital – Apiaí – SP
    CEP: 18320-000
    Tel.: (015) 3552-2421
  • Imprimir