Superintendência de Porto Alegre - SUREG/PA

Superintendência de Porto Alegre - SUREG/PA

Área de atuação da SUREG/PA




Rua Banco da Província, 105 - Santa Teresa
Porto Alegre - RS - Brasil
CEP: 90840-030
Tel.: (51) 3406-7300
Fax: (51) 3233-7772
Horário de funcionamento:
1º expediente: 8h às 12h
2º expediente: 13h às 17h
E-mail: suregpa@sgb.gov.br


Superintendente
Lucy Takehara Chemale
E-mail: lucy.chemale@sgb.gov.br

Gerente de Administração e Finanças
Iuri Brasil Rodrigues
E-mail: iuri.rodrigues@sgb.gov.br

Gerente de Geologia e Recursos Minerais
Paloma Gabriela Rocha
E-mail: paloma.rocha@sgb.gov.br

Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial
Franco Turco Buffon
E-mail: franco.buffon@sgb.gov.br

Gerente de Infraestrutura Geocientífica
Ana Cristina Bomfim Peixoto (interina)
E-mail: ana.peixoto@sgb.gov.b



Atuação
Fachada da SUREG-PA Atuando no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a SUREG/PA executa atividades de pesquisa mineral através de suas duas gerências técnicas, a Gerência de Recursos Minerais - GEREMI e a Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial - GEHITE.

A GEREMI executa dois tipos de projetos:

A GEHITE executa Projetos de Hidrogeologia e presta importantes serviços à Agência Nacional de Águas - ANA. Executa também Projetos de Geologia Ambiental, em parceria com órgãos e empresas públicas estaduais, tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina.

Os técnicos da SUREG/PA já desenvolveram projetos também em outros estados e até mesmo no exterior, atuando em Moçambique (carvão), Colômbia (carvão), Líbia (urânio), Uruguai (carvão, pedras preciosas e água subterrânea) e Paraguai (água subterrânea).

A Gerência de Infraestrutura Geocientífica - GERINF coordena as atividades de:
Em 2003, a CPRM passou a atuar em uma nova área, a da Geologia Médica, através do Programa Nacional de Pesquisa em Geoquímica Ambiental e Geologia Médica - PGAGEM. Com uma ação multiinstitucional e multidisciplinar, o PGAGEM tem como um de seus principais objetivos executar levantamentos de Geoquímica Ambiental com a finalidade de fornecer subsídios à saúde pública em todo o território nacional. Ele busca identificar elementos e compostos químicos prejudiciais ou essenciais à saúde humana e animal (alguns são ao mesmo tempo essenciais e prejudiciais). A Superintendência Regional de Porto Alegre já está participando da oportuna iniciativa, desenvolvendo atividades dessa natureza no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, inclusive com trabalhos de campo.

Uma quarta gerência, a Gerência de Administração e Finanças - GERAFI é responsável pelas atividades administrativas e financeiras da superintendência. Tem sido característica marcante dessa superintendência um  pioneirismo que, aliado ao alto nível de desempenho da sua equipe técnica, levou-a a conquistar vários prêmios, conferidos pela Diretoria Executiva da CPRM.

Venha ver o que fazemos e o que temos para lhe oferecer, mesmo que você não seja geólogo nem trabalhe no setor mineral. Além de apreciar os belíssimos minerais e fósseis do nosso Museu de Geologia, você estará no Morro Santa Teresa, um dos mais importantes pontos turísticos de Porto Alegre, e terá direito a uma belíssima vista do Guaíba e do Centro da Cidade e ao famoso pôr do sol de nossa capital.
  • Imprimir