Museu de Ciências da Terra

Horário de Funcionamento:
As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 16h.

Atendimento:
A entrada é gratuita. A visita de grupos deve ser agendada por telefone.

Contato:
Telefone: (21) 2546-0257 / (21) 2295-7596
E-mail: mcter@cprm.gov.br


Sobre o Museu
O Museu de Ciências da Terra - MCTer, também conhecido como Palácio da Geologia, possui um dos acervos de geologia e paleontologia mais ricos da América Latina. São cerca de 7 mil amostras de minerais brasileiros e estrangeiros, além de 12 mil rochas, meteoritos e fósseis, que somam mais de 100 mil espécimes. Além disso, sua biblioteca contém em torno de 90 mil volumes de publicações relacionadas à área de geociências. O museu conta ainda com uma Biblioteca Infantil.

O museu está situado em um imponente prédio de estilo neoclássico tardio tombado por decreto municipal. Foi erguido em 1908 para sediar o Palácio dos Estados, durante a Exposição Comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos do Brasil. (Mais informações sobre o prédio podem ser encontradas no livro "Um Palácio na História Geológica Brasileira", de Pierluigi Tosatto.)

A CPRM adquiriu o museu em 2012, tornando-se responsável por sua gestão administrativa e operacional. Suas coleções resultam do trabalho realizado por várias gerações de geocientistas que passaram pela CPRM e, mais tarde, pelo DNPM, proporcionando às novas gerações os testemunhos da geologia e da vida na Terra. Dessa forma, exerce uma importante função educativa e cultural junto à sociedade. Seu valioso acervo, um dos mais ricos da América Latina, é constituído por coleções de minerais, meteoritos, rochas, fósseis e documentos únicos relacionados à memória geológica, estando parte desse acervo em exposição.

Saiba mais sobre a história do MCTer e de seu edifício no artigo institucional: Um Palácio na História Geológica Brasileira.

Conheça o Acervo do MCTER.




Exposições Permanentes


Informativo Gaia

Folderes
O MCTer realizou diversos projetos de divulgação científica em 2015, através de exposições temporárias e itinerantes.

© Copyright CPRM 2016. Todos os direitos reservados.