Apresentação

Para ser um serviço geológico de excelência técnica na geração e difusão de conhecimento geológico, hidrológico e geoambiental, o Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, através do Programa Nacional de Hidrologia do Departamento de Hidrologia - DEHID, realiza as atividades de: levantamento básico, administração de base de dados, estudos interpretativos e difusão de conhecimento geocientífico. Com atuação em todo o território nacional, proporciona, através de ações extensivas, o aumento da oferta hídrica e a prevenção e correção de desastres naturais (em especial cheias, secas e riscos geológicos). E, assim, cumpre sua missão de difundir o conhecimento geocientífico para melhoria da qualidade de vida da população brasileira.


Objetivos

  • Participar do planejamento e da coordenação e executar os serviços de hidrologia de responsabilidade da União em todo o território nacional.
  • Estimular o descobrimento e o aproveitamento dos recursos hídricos (águas de superfície e subterrâneas).
  • Orientar, incentivar e cooperar com entidades públicas ou privadas na realização de pesquisas e estudos destinados ao aproveitamento dos recursos hídricos.
  • Elaborar sistemas de informações, cartas e mapas que traduzam o conhecimento hidrológico, tornado-o acessível aos interessados.
  • Colaborar em projetos de preservação do meio ambiente, em ação complementar a dos órgãos competentes da administração pública federal, estadual e municipal.
  • Realizar pesquisas e estudos relacionados aos fenômenos naturais ligados à terra, tais como deslizamentos, enchentes, secas, desertificação e outros.
  • Dar apoio técnico e científico aos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, no âmbito de sua área de atuação.


Unidades Técnicas Temáticas

O DEHID é composto por três unidades técnicas e executoras, conforme a seguir:


Veja Também

Contato e Informações

Andrea de Oliveira Germano
Chefe do Departamento de Hidrologia - DEHID
E-mail: andrea.germano@sgb.gov.br

  • Imprimir