CIEG Morro do Chapéu (SUREG/BA)

CIEG Morro do Chapéu (SUREG/BA)

A Superintendência Regional do SGB em Salvador informa a todos os colaboradores que as atividades do Centro Integrado de Estudos Geológicos – CIEG, que eram realizadas no casarão localizado na Rua Camilo Calazans, Praça Soledade, na cidade de Morro do Chapéu – BA, estão suspensas. Saiba mais: Informe CIEG Morro do Chapéu.

Vista parcial do CIEG Morro do Chapéu, Bahia

Histórico e Localização

O Centro Integrado de Estudos Geológicos – CIEG, localizado no Morro do Chapéu – Bahia, foi inaugurado em abril de 1987 pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM, transformando-se em uma referência no treinamento dos geólogos do SGB em terrenos sedimentares ao longo de mais de três décadas.

O CIEG desenvolve o “Curso de Aperfeiçoamento em Terrenos Sedimentares”, com foco nas disciplinas: Sistemas Deposicionais, Sistemas Deposicionais Carbonáticos, Mineralizações em Rochas Sedimentares, Geologia Estrutural, Análise de Bacias e Técnica de Mapeamento em Rochas Sedimentares.

 Mapa de localização do CIEG (Clique para ampliar)

Além desses treinamentos para geólogos do SGB, segundo o geólogo Antônio José Dourado Rocha, ex-coordenador aposentado do CIEG, “desde o início, professores de universidades foram convidados para ministrar alguns cursos. Eles reconheceram o caráter didático da região e solicitaram apoio para levar os próprios alunos de graduação e pós-graduação para excursões curriculares com práticas de campo”.

A partir dessa iniciativa, o CIEG Morro do Chapéu registrou, desde a sua fundação, 354 eventos realizados por universidades de várias partes do país, principalmente do curso de Geologia, mas também dos cursos de Geografia, Biologia e outros, contabilizando uma média de 12 atividades realizadas por ano nos últimos 30 anos e uma média de 16 eventos realizados anualmente quando considerados os últimos cinco anos (2013-2017). Além do SGB e das universidades, a Petrobras também realiza eventos de treinamento nessa região.

Atualmente, o CIEG vem realizando treinamentos de pesquisadores lotados nas unidades regionais do SGB em todo o país, atuando nas áreas de Geologia e Recursos Minerais. As atividades desenvolvidas consistem em aulas teóricas e práticas de campo, abordando os temas: Geologia Estrutural, Interpretação Geofísica, Metodologia de Mapeamento Geológico e Práticas de Campo em Rochas Sedimentares, culminando em uma excursão na Faixa Sergipana, complementando as observações geológicas.

Um dos projetos que o SGB tem é a construção de sede própria para o CIEG, em um terreno adquirido na cidade de Morro do Chapéu/BA, que, inclusive, poderá servir de base para a implantação da futura universidade corporativa da empresa.

Folha mapeada por alunos do CIEG Aula de Cartografia Geológica no CIEG Aula de Geologia Estutural no CIEG Atividades de campo do CIEG. Registros sedimentares fluviais e eólicos. Fotos: Antonio J. Dourado Rocha Participantes do Curso de Princípios Básicos em Cartografia Geológica no afloramento da Fazenda Capitão (Macambira-SE) Confraternização dos participantes do Curso no CIEG

Acesse nosso folder: Centro Integrado de Estudos Geológicos - CIEG de Morro do Chapéu - Bahia.
  • Imprimir