Projeto Rio Madeira

Projeto Rio Madeira

Início: 10/2004; Término: 07/2005; Duração: 8 meses

 


Objetivo e Justificativas

 

Esses estudos têm como objetivos principais levantar informações geológicas em escalas compatíveis com as demandas do planejamento; construir duas usinas hidrelétricas ao longo do Rio Madeira, nas localidades de Santo Antônio e Jirau, respectivamente; bem como definir o potencial e a produção mineral atual na área de influência desses futuros aproveitamentos hidrelétricos.

 

A cartografia geológica é um instrumento básico de planejamento territorial. No planejamento de grandes obras que exigem estudos multitemáticos e que afetam extensas áreas, essas cartas, além de essenciais, fornecem o suporte para a realização de outros temas relacionados ao meio físico, como solos, geomorfologia, estudos paleontológicos, estudos arqueológicos, recursos minerais e recursos hídricos.

 

Desde a década de sessenta a região de interesse é objeto de exploração mineral, tendo na cassiterita e no ouro os principais alvos de empresas de mineração e de garimpeiros. A cassiterita é explorada da margem esquerda do Rio Madeira à montante de Jirau, nas localidades de São Lourenço, Macisa e Ceriumbrás, enquanto o ouro é explorado ao longo da drenagem principal, no leito e terraços. Outros minerais são explorados como subprodutos da mineração de cassiterita, como ametista e topázio.

 

A avaliação da produção atual dessa atividade e do potencial mineral da área é fundamental para orientar o processo de desapropriação de terras e recomendação aos órgãos competentes para a suspensão de atividades que possam comprometer o funcionamento das futuras usinas.

 

Há mais de 30 anos trabalhando em estudos e pesquisas sobre o meio físico, principalmente levantamentos geológicos, prospecção e pesquisa mineral, o Serviço Geológico do Brasil - CPRM agrega condições institucionais e corpo técnico habilitado para desenvolver os estudos técnico-científicos requeridos por FURNAS para subsidiar o planejamento das obras de construção das hidrelétricas do Rio Madeira.

 


Localização e Acesso

 

A área de estudo, figura abaixo, localiza-se na porção WNW de Rondônia, limitando-se a oeste com os estados do Acre e Amazonas e na porção sul-sudoeste com a Bolívia. A área abrangida pelo projeto forma um polígono irregular, o qual engloba a quase totalidade da Bacia Hidrográfica do Rio Madeira.

 

Área de Estudo do Projeto Rio Madeira


Metodologia

 

A metodologia que está sendo adotada compreende as seguintes etapas:

 

Mapeamento Geológico: o trabalho a ser realizado envolve a execução de perfis geológicos, em seções principalmente transversais à estruturação regional e ao longo do canal do Rio Madeira na escala 1:250.000 e 1:100.000;

 

Análise de sensores remotos: consistirá na análise de todos os sensores disponíveis, como fotografias aéreas, imagens de radar, imagens de satélite, que interpretadas conjuntamente com os dados dos mapas geológicos de trabalhos anteriores e em várias escalas permitirão a elaboração de mapas preliminares de integração que nortearão a programação das atividades de campo;

 

Análises laboratoriais: está prevista a realização de análises petrográficas, em número compatível com a amostragem e necessidade técnica, tendo em vista uma melhor caracterização das litologias da área estudada. Também serão executadas análises geoquímicas e geocronológicas de rochas, as quais auxiliarão na caracterização e na interpretação geotectônica da área de estudo;

 

Elaboração do Mapa Geológico Preliminar e Final: finalizadas as etapas de campo e de análises laboratoriais, será executada uma reinterpretação com a utilização de todos os sensores já empregados na fase inicial bem como do mapa geológico preliminar, para a compatibilização e uniformização de legendas, levando-se em consideração todas as informações obtidas em campo e laboratório. Logo após analisadas e consistidas, todas essas informações serão utilizadas na elaboração do Mapa Geológico Final;

 

Elaboração do Relatório Final.

 


Resultados Esperados

 

Esse levantamento permitiu, até o presente momento, a elaboração de relatórios técnicos e mapas temáticos (geologia, recursos minerais, geomorfologia, hidrogeologia, direitos minerários e vulnerabilidade natural das águas subterrâneas), os quais serão utilizados para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental por FURNAS Centrais Elétricas para o empreendimento das futuras hidrelétricas do Rio Madeira.

  • Imprimir