Geologia, Tectônica e Recursos Minerais do Brasil

Geologia, Tectônica e Recursos Minerais do Brasil

Este produto (Texto, Mapas & SIG) é parte de uma iniciativa de gestão de conhecimento realizada pelo Serviço Geológico do Brasil - CPRM, sintetizando as informações geológicas acumuladas ao longo dos anos por essa empresa. O trabalho foi realizado por técnicos da CPRM com a participação de colaboradores externos, que prepararam dentro de sua perspectiva um sumário sobre assuntos selecionados. A obra foi estruturada de forma a permitir ao leitor um entendimento do estado da arte da geologia brasileira em sentido amplo e, simultaneamente, interrogar bases de dados georreferenciados estruturadas em um Sistema de Informações Geográficas - SIG.

As versões atualizadas dos novos mapas da geologia, da tectônica e dos recursos minerais do Brasil e seus respectivos acervos de dados baseados em SIG estão incluídas. Esses produtos foram primeiramente lançados pela CPRM no final de 2001 com ISBN 85-7499-006-X e agora estão também disponíveis na internet. Aqui esses produtos são complementados por uma síntese em hipertexto ligado aos mapas e dados estruturados em SIG.

Referências de várias fontes e conhecimento pessoal dos autores sobre a geologia do Brasil e seus depósitos minerais foram usados na compilação dos bancos de dados, mapas e textos que compõem a obra. Uma quantidade significativa de informações inéditas foi acrescentada (por exemplo, dados geocronológicos não publicados). A maior parte dos dados usados nesta compilação foi produzida após 1986 e atualizada após 1991. Procurou-se fazer referência a informações de domínio público e de suas fontes sempre que possível.

Espera-se que este trabalho seja útil para estudantes de graduação e pós-graduação e para profissionais da área de geociências em geral, oferecendo um arcabouço de informações através do qual o leitor possa facilmente ter acesso a uma ampla base de dados georreferenciados e ser apresentado a uma variedade de ambientes geológicos e tipos de depósitos minerais no Brasil.


  • Imprimir