Segunda-feira, 29 de agosto de 2022

‘Geologia Aplicada ao Turismo Sustentável’ é tema do Café Geológico desta sexta-feira (26)

Joana Paula Sanchez, Thiago Dutra e Marcelo Dantas durante a transmissão do Café Geológico desta sexta-feira. (Foto: Reprodução/SGB-CPRM)

O Café Geológico, desta sexta-feira (26), trouxe para o debate a relação entre a Geologia, o Turismo e a Sustentabilidade. O evento contou com a palestra da professora da Universidade Federal do Goiás, Joana Paula Sanchez, que abordou o tema ‘Geologia Aplicada ao Turismo Sustentável’. O geólogo Thiago Dutra mediou o debate, que também contou com a participação do pesquisador em Geociências, Marcelo Eduardo Dantas.

Após acidentes em locais turísticos, como em Capitólio (MG), - com quedas e tombamentos de rochas - diretrizes e práticas de monitoramento em áreas de risco foram reavaliadas, suscitando o debate sobre a relevância das geociências para o desenvolvimento do turismo sustentável.

Joana reforçou que é importante conhecer a geologia local para avaliação e gestão dos riscos. Ela citou como exemplos a Chapada dos Veadeiros (GO) e o arquipélago de Fernando de em Noronha (PE), e destacou o interesse do setor de turismo pela geologia, já que muitos visitam geoparques com o intuito de conhecer não apenas patrimônios históricos e culturais mas, principalmente, os seus atrativos naturais. Para isso, é importante conhecer a Geodiversidade e a Biodiversidade das áreas turísticas.

A professora explicou como funcionam os estudos geológicos para identificar os locais menos seguros e como são feitos o monitoramento de riscos, a avaliação, além dos métodos que podem ser empregados para dirimir riscos.

Professora e pesquisadora Joana Paula Sanchez durante um estudo de riscos em (cidade). (Foto: Reprodução/SGB-CPRM)

Por fim, Joana salientou que “todos devem participar quando o assunto é disseminação de conhecimento científico - guias, turistas, moradores, comunidades e órgãos públicos - a fim de garantir a segurança das pessoas, do patrimônio e a preservação geológica do turismo sustentável”, concluiu.

Assista ao episódio aqui.


Mayara Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

  • Imprimir