Sexta-feira, 15 de julho de 2022

Ações de ordenamento territorial e prevenção de desastres são temas abordados durante capacitação no interior do Amazonas

Alunos e instrutores no encerramento da capacitação
Com o objetivo de contribuir para ações de prevenção de desastres geológicos em áreas turísticas e urbanizadas, foi realizado o curso ‘Patrimônio Geológico, Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico’, no município de Presidente Figueiredo (AM). Promovido pela Superintendência Regional de Manaus (SUREG/MA), o curso, iniciado no dia 11/07, teve seu encerramento nesta sexta-feira (15).

Além de explicar conceitos e metodologias aplicadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), durante os levantamentos de risco geológico e do patrimônio geológico, a capacitação abordou conceitos de geodiversidade, de conservação, e de patrimônio geológico - úteis para elaboração de propostas de geoparques.

O conteúdo foi dividido em parte teórica e prática. Nesta sexta, os alunos tiveram a oportunidade de visitar locais de risco geológico, como Maroaga - atualmente, alagada – e uma área de deslizamento de terra, no bairro Tancredo Neves. Para contextualizar o tema do ‘Patrimônio Geológico”, também foram pontos de visita: a ponte do Rio Urubu - onde é possível encontrar afloramento de folhelhos fossilíferos da Formação Manacapuru - e o Complexo Maroaga, onde estão localizadas a Caverna Homônima e a Gruta da Judeia – exemplos de risco geológico em atrativo turístico.

Alunos e instrutores no encerramento da capacitação (AM)
O curso foi divido em dez módulos: Patrimônio Geológico; Conceitos Fundamentais Relacionados a Risco Geológico; Movimentos Gravitacionais de Massa; Processos Hídricos e Processos Erosivos; Mapeamento de Áreas de Risco Geológico; Riscos Geológicos em Áreas Turísticas; Intervenção em Áreas de Risco Geológico; Utilização dos Produtos Cartográficos do SGB-CPRM; Cartas de Suscetibilidade e Cartas Geotécnicas.

A capacitação integra um conjunto de medidas adotadas após a tragédia ocorrida em Capitólio (MG).

Acesse o conteúdo teórico, referente ao tema Risco Geológico, aqui .

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

  • Imprimir