Alerta de Cheias: mais de 100 boletins hidrológicos já foram emitidos para municípios do Rio Grande do Sul

Terça-feira, 26 de setembro de 2023

Alerta de Cheias: mais de 100 boletins hidrológicos já foram emitidos para municípios do Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira (26), durante a 9ª Reunião da Sala de Crise da Região Sul, o Serviço Geológico do Brasil apresentou dados da Operação Pós-Desastre e dos Sistemas de Alerta Hidrológico

 Rio Uruguai atingiu o prédio da Receita Federal, na Região Portuária de Itaqui
(Foto: Juliano Romero Cabral)
Mais de 100 boletins de alerta hidrológicos já foram emitidos para municípios do Rio Grande do Sul desde o início de setembro, quando as fortes chuvas, que atingiram o estado, provocaram aumento do nível dos rios. A informação foi divulgada nesta terça-feira (26) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), durante a 9ª Reunião da Sala de Crise da Região Sul, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Os detalhes sobre a atuação do SGB podem ser consultados aqui.

Os boletins de alerta, que apresentam informações de monitoramento e previsões sobre os níveis dos rios, contemplaram municípios atendidos pelos Sistemas de Alerta Hidrológico (SAH), região das bacias dos rios Caí, Taquari e Uruguai. Esses sistemas entram em Operação de Alerta quando os rios superam a “Cota de Alerta” nas estações monitoradas. Diante desse cenário, o SGB intensifica a atuação.

Durante a reunião, a engenheira hidróloga do SGB Andrea Germano apresentou as informações do monitoramento. Além disso, ressaltou a importância das previsões sobre as cotas que os rios devem atingir nos municípios para que defesas civis e órgãos municipais adotem medidas para prevenir ou reduzir o impacto das cheias.

Monitoramento hidrológico

SAH Caí – Desde o início do mês de setembro, de segunda-feira (4) até esta terça-feira (26), já foram emitidos mais de 40 boletins de alerta hidrológico para os municípios São Sebastião do Caí e Montenegro. As previsões têm 10 horas de antecedência. Andrea explicou que atualmente o nível do rio está na “Cota de Alerta” e os boletins são emitidos três vezes ao dia, até os níveis retornarem as cotas de atenção e normalidade.

A elevação do nível do rio/lago Guaíba tem afetado Porto Alegre e Região Metropolitana, exigindo medidas emergenciais: na segunda-feira (25), foram fechadas as comportas de contenção de enchentes do rio/lago Guaíba. A última vez que os diques haviam sido fechados foi em 2015.

SAH Taquari – Para os municípios atendidos pelo SAH Taquari, o SGB emitiu sete boletins, que contemplaram – com antecedência de 4 a 6 horas – Encantado, Estrela, Lajeado e Muçum. O Sistema esteve em Operação de Alerta entre segunda (4) e terça-feira (5), quando os equipamentos automáticos foram destruídos devido às enchentes. Atualmente, as cotas estão em alerta.

A transmissão em Muçum foi retomada na tarde de sexta-feira (8), após manutenção emergencial. Andrea explica que o SGB já está em tratativas para a instalação de radar em uma ponte férrea: “Vamos instalar em breve um novo sensor”, relatou.

Em Encantado, estão em finalização as obras para recuperar a estação com a instalação das réguas que foram destruídas. Andrea também complementou que, em Estrela, foi concluído o projeto da nova instalação, e que o SGB está em contato com a CCR Viasul para instalação de equipamentos, por enquanto os dados são obtidos de forma convencional e enviados por whatsapp.

Em Estrela e Lajeado os níveis do Rio Taquari também são atualizados no SACE com base em dados do observador, que envia as informações para os engenheiros do SGB, a partir da leitura realizada nas réguas convencionais. Também foram levantadas topograficamente as marcas de inundação para os municípios de Muçum Encantado e Estrela/Lajeado. Essa atuação permitiu gerar subsídios para que as defesas civis agissem no replanejamento das futuras instalações das residências destruídas.

SAH Uruguai – O SGB emitiu, de terça-feira (5) até a terça-feira (26), 60 boletins contemplando os municípios gaúchos: Alegrete, Itaqui, Manoel Viana, São Borja, Rosário do Sul e Uruguaiana. Os boletins apresentam previsões que variam de 4 horas a 17 horas de antecedência.

A situação dos municípios ainda é crítica, alertou a pesquisadora do SGB: “Estamos na transição de inundação. Situação vermelha, com leve tendência de rebaixamento para o nível de alerta, mas nada confortável. Ainda é muito preocupante e continuamos emitindo boletins com as previsões”.

Sala de Crise

As salas são espaços de articulação, que fazem parte do plano de contingência elaborado devido à chegada do El Niño em junho deste ano, que pode provocar alteração no padrão de chuvas e vazões nas regiões. Esses encontros reúnem representantes de órgãos governamentais e não governamentais. As reuniões são transmitidas ao vivo e ficam gravadas no canal da ANA no YouTube.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir