Sexta-feira, 26 de maio de 2023
Alunos do Instituto Reação visitam o Museu de Ciências da Terra, na Urca
Ovos de dinossauro, dente de mastodonte e acesso à biblioteca infantil foram alguns destaques do passeio..jpg)
O Museu de Ciências da Terra (MCTer) – do Serviço Geológico do Brasil (SGB) – recebeu esta semana mais de 45 alunos, entre 4 e 9 anos, do Instituto Reação, do ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto. A visita faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre as duas instituições.
Segundo a coordenadora de difusão cultural do Museu de Ciências da Terra (MCTer), Denise de Assis, essa iniciativa auxilia, através do acervo do Museu de Ciências da Terra, na valorização e divulgação do conhecimento e estudo geocientífico e incentiva a formação de novos cientistas.
Para o educador social do Instituto Reação Gilson Jorge, essa parceria que permite o acesso ao museu (local que gera conhecimento) é muito importante para as crianças. “Todo ano temos um tema para trabalhar na educação. Neste ano é “Brasilidades”, com uma perspectiva cultural, mas é bom juntar com o que é mostrado aqui no museu, que fala sobre território, solo. A ciência é uma linguagem que trazemos para dentro do Instituto”, comentou.
“Os alunos estão bem animados e empolgados porque, quando falamos em dinossauros, todos gostam muito. Acredito que eles vão ver e aprender muito”, acrescentou.
.jpg)
Durante o passeio, as crianças viram ovos de dinossauros; dente de mastodonte, mamífero semelhante a um elefante; fósseis de répteis e peixes, entre outras curiosidades. No final, eles conheceram a biblioteca infantil, além de terem participado de atividades como contação de histórias.
A coordenadora do polo do Instituto Reação e também ex-aluna, Daniele Ferreira, informou que as crianças entram para o Instituto por volta dos 4 anos e ficam até ir para o mercado de trabalho. “Elas frequentam o espaço duas vezes por semana e dividem o tempo entre aulas de educação pedagógica e de judô. Nós dizemos que os participantes têm uma jornada inteira de aprendizado”, ressaltou.
As visitas dos alunos do Instituto Reação ao Museu de Ciências da Terra estão agendadas até outubro e está prevista a participação de mais de 230 crianças. Outra ação confirmada, com a realização de oficina nos polos, é o Museu em Movimento, iniciativa que leva parte do acervo da instituição às escolas e comunidades.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br