Quarta-feira, 28 de abril de 2021

Café Geológico recebe pesquisadora que é referência nacional em Geologia

Palestra com Monica Heilbron teve como tema principal a Geologia do Estado do Rio de Janeiro e a Evolução da Faixa Ribeira


O projeto Café Geológico, do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), foi ao ar pela primeira vez ao vivo nessa terça-feira (27), com transmissão simultânea pelo Youtube e Facebook. O episódio teve como convidada especial a doutora em Geociências Monica Heilbron, que é considerada uma das referências nacionais na área da Geologia Regional e Geotectônica. Ela dissertou sobre o mapa geológico do Rio de Janeiro e a evolução da Faixa Ribeira, além de outros temas e curiosidades, como a dificuldade que era mapear regiões na época que os desenhos geográficos eram realizados à mão.


Doutora Monica Heilbron ao lado do pesquisador em Geociências e apresentador do Café Geológico Thiago Dutra Logo no início de sua palestra, a convidada demonstrou satisfação com a realização do projeto. “É um prazer enorme estar aqui. Estas palestras acabam sendo um alento científico no contexto atual de pandemia por ser uma excelente forma de trocar experiências. Com muito carinho, hoje vou falar sobre o projeto que desenvolvi em conjunto com o Serviço Geológico do Brasil referente à Geologia do Rio de Janeiro”, citou.

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Heilbron coordenou a equipe de profissionais no projeto de elaboração do Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro. O estudo foi lançado em 2017 através do Programa Geologia do Brasil, desenvolvido pela UERJ, com o Ministério de Minas e Energia e o SGB/CPRM.

Com o apoio de diversas ilustrações, a apresentação pautou um breve histórico de mapas do estado do Rio de Janeiro, além de resumir a geologia do local. Segundo Heilbron, os avanços tecnológicos estão conseguindo auxiliar na produção de mapas e informações cada vez mais elaboradas, que estão sendo disponibilizadas aos poucos para estudos geocientíficos e demais outras áreas. Uma delas foi a recente publicação no Atlas Geofísico, que foi atualizado com os novos dados, de alta resolução, que foram adquiridos pelo SGB/CPRM. Eles foram integrados à geologia do estado do Rio de Janeiro.


Monica, Thiago e os moderadores do evento no final da apresentação Além da apresentação de Monica, o evento contou com dois outros momentos. O primeiro foi uma sequência de perguntas de quatro moderadores científicos: os pesquisadores em geociências Lêda Fraga e Pedro Pfaltzgraff (SGB/CPRM), o geógrafo Marcelo Dantas (SGB/CPRM) e o professor Miguel Tupinambá (UERJ). Depois, foi aberta a sessão de respostas às perguntas que foram enviadas pelos espectadores no chat no decorrer da transmissão. A versão completa do episódio está gravada e disponibilizada no canal TV CPRM no Youtube, podendo ser acessada aqui.

Pedro Martins
Assessoria de Comunicação (ASSCOM)
Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)
Pedro.nunes@cprm.gov.br
asscom@cprm.gov.br




  • Imprimir