Terça-feira, 20 de julho de 2021

Debate sobre águas subterrâneas no Plano Nacional de Recursos Hídricos conta com SGB-CPRM

O governo federal está elaborando o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) para os próximos 20 anos. A discussão, dividida em áreas temáticas, vai tratar nesta terça-feira, dia 20/07, sobre águas subterrâneas. O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) devido à sua extensa atuação na área não poderia ficar de fora deste debate e vai participar da etapa do diagnóstico e identificação de tendências e questões relevantes para o Plano de Ação do PNRH 2022-2040. A oficina pode ser acompanhada pela Plataforma Teams, mediante inscrição prévia.

O SGB-CPRM será representado pelo pesquisador João Alberto Oliveira Diniz. Ele será um dos apresentadores da Mesa de Debate sobre Perspectivas para a Melhoria no Processo de Gerenciamento das Águas Subterrâneas no âmbito do PNRH 2022-2040, que tem início previsto para às 9h10. A apresentação vai abordar o Mapeamento Hidrogeológico, Estudos e Monitoramento no Brasil, em especial no Semiárido.

Diferentemente das águas superficiais, os recursos hídricos subterrâneos são domínio dos estados. Devido a isso, a oficina terá início com a experiência de gestão de águas subterrâneas nos estados do PR, MT, MG e PE. Em seguida, está prevista a apresentação da ANA, Agência Nacional de Mineração (ANM), SGB-CPRM e Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). À tarde ocorre a Oficina Temática Águas Subterrâneas.

O PNRH está sendo debatido sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Saiba mais aqui: https://drive.google.com/file/d/1CZF39nSea9YSqL3y_whhnPwTSoHYcCdx/view?usp=sharing



  • Imprimir