Sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Diretor do Serviço Geológico do Brasil aponta mineração como indutora de desenvolvimento

O potencial do setor mineral e os impactos positivos no desenvolvimento econômico regional foram enfatizados pelo diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Marcio Remédio, durante o III Fórum Estadual Mineral do Rio Grande do Norte. Durante o evento, realizado entre os dias 10 e 11 de novembro, o gestor do órgão federal falou sobre os avanços na mineração, citou o andamento de estudos e fez uma breve apresentação da Plataforma de Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral, conhecida como P3M.

“O Fórum é uma iniciativa de grande importância e vem se consolidando por reunir os stakeholders que fazem o setor mineral funcionar. Trata-se de um evento com discussões necessárias e que deve ser fomentado, replicado, por incentivar a mineração, que é um dos grandes indutores do desenvolvimento regional e que proporciona a melhoria da qualidade de vida da população. O RN é um estado muito bem posicionado geograficamente, tem uma geodiversidade bastante favorável, e temos certeza que ainda vai avançar muito neste contexto”, disse Marcio Remédio durante a abertura do evento.

Os benefícios da mineração em relação ao desenvolvimento regional voltaram a ser enfatizadas pelo diretor hoje, quando palestrou para apresentar a Plataforma P3M, que será lançada no final deste mês durante o Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (SIMEXMIN), em Ouro Preto, Minas Gerais. A Plataforma é uma ferramenta promissora, que prevê a integração de dados necessários para a tomada de decisões, com informações de grande interesse de investidores e detalhes sobre áreas que podem apresentar potencial mineral no país.

Com o tema “Os Novos Horizontes da Mineração no RN”, o Fórum foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), reunindo representantes de empresas, investidores, gestores de órgãos públicos e representantes da sociedade civil com objetivo de trazer debates e impulsionar a produção mineral do Estado.

Lucas Alcântara
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br
  • Imprimir