Segunda-feira, 26 de abril de 2021

Divisão de Geologia Econômica disponibiliza curso de capacitação em Modelamento do Potencial Mineral para pesquisadores

Ministrado nos dias 23/03 - 09/04, o curso foi destinado a 16 pesquisadores de diferentes superintendências regionais e encontra-se disponível para acesso

No intuito de suprir a demanda de capacitação profissional, a Divisão de Geologia Econômica do Serviço Geológico do Brasil (DIGECO/DGM), em parceria com a Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE/DGM) promoveu um curso de Modelamento do Potencial Mineral, voltado para pesquisadores de diferentes superintendências regionais, para execução do Programa de Avaliação de Recursos Minerais do brasil. Este evento, que foi transmitido no formato online dos dias 23 de março até 09 de abril, apresentou toda a metodologia por trás do mapeamento de potencial mineral e também contou como trabalhos mais recentes estão se beneficiando da utilização de inteligência artificial neste mapeamento. O curso foi ministrado pelos pesquisadores Guilherme Ferreira, Iago Costa, Lila Queiroz e Sulsiene Machado.

Participantes e mediadores do curso em uma das sessões Segundo o idealizador do projeto, Felipe Tavares, chefe da DIGECO, o evento, além do objetivo de cumprir com as estratégias do programa, também pretende alcançar outros benefícios com novas trocas de conhecimento. Uma delas, é um material que será disponibilizado em breve, que será uma guia de procedimentos técnicos que facilitará os processos das áreas de recursos minerais.

“Estamos por lançar os guias de procedimentos técnicos das atividades de recursos minerais. As instruções técnicas que irão compor esse material, estão sendo desenvolvidas pela DIGECO, em especial a instrução que padroniza os mapas de favorabilidade, que poderão ser utilizadas como recursos para a realização de trabalhos cada vez melhores”, afirmou Felipe.

O curso apresentou as principais ferramentas utilizadas para a geração de alvos em etapas iniciais da exploração mineral, além de módulos teóricos e práticos, que conciliaram o estudo de técnicas de modelagens guiadas pelos dados e pelo conhecimento (data-driven e knowledge-drive). O conteúdo do curso foi gravado, documentado e está disponível aqui, incluindo as aulas completas.




  • Imprimir