Terça-feira, 21 de junho de 2022

Divulgado o 2° Volume do Informe de Prevenção de Desastres e Ordenamento Territorial


Acaba de ser divulgado pelo Departamento de Gestão Territorial (DEGET) o 2° Volume do Informe Técnico-Científico de Prevenção de Desastres e Ordenamento Territorial. O documento é uma publicação online seriada, cujo objetivo é a divulgação breve dos resultados, de relevância científica, retirados dos estudos efetuados nos projetos voltados para o Ordenamento Territorial e para a Geologia de Engenharia Aplicada, que dão suporte aos gestores governamentais na elaboração de políticas públicas e no atendimento à sociedade em geral.

Nesta edição, os pesquisadores elaboraram uma síntese da gestão da costa brasileira, bem como a nova representação dos mapas de solo nos atlas geoquímicos ambientais. Além disso, integram o Informe outros dois trabalhos, mais específicos, sobre aspectos ambientais e de geologia médica na região da bacia carbonífera de Santa Catarina, e também sobre o mapeamento de risco na região de Xambioazinho - Tocantins.

O documento contempla exemplos de suportes técnico-científicos para gestão costeira; definição da área de estudo, correspondente às regiões sul e extremo-sul do estado de Santa Catarina; materiais e métodos de coleta de amostragem; geologia da região; e resultados da pesquisa.

Acesse o estudo completo:https://rigeo.cprm.gov.br/jspui/handle/doc/22759

Mayara Ferreira
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir