Quinta-feira, 14 de julho de 2022

Encontro de Gestores: segundo dia do evento é marcado por apresentações das regionais

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) realizou, entre os dias 11 e 13 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), seu 1º Encontro Nacional de Gestores. Cerca de 50 dirigentes estiveram reunidos para elaborar o planejamento para os próximos anos – além de integrar a gestão da empresa sob a perspectivas da reestruturação.

Confira fotos do encontro aqui

Destaque para as apresentações das Unidades Regionais, que resumiram aos participantes aspectos importantes sobre:

- A reestruturação da empresa – com palestra conduzida por Erison Lima (Sureg-SA), Lauro Pizzatto (Sureg-SP) e Amilcar Adamy (REPO) - que debateu as novas atribuições dos dirigentes, a possibilidade de representação em suas localidades e as parcerias estaduais e municipais;

- Recursos para Pessoal e Infraestrutura – com palestra de Alexandre Trevisan (Sureg-PA), Adriano Santos (Sureg-RE), Marcelo Motta (Sureg-MA) e Jânio Nascimento (Sureg-BE) - que tratou sobre a necessidade de mais empregados e de investimentos na manutenção predial;

- E Parcerias – com coordenação de Marlon Coutinho (Sureg-BH), Sheila Knust (Sureg-GO), Anélio Rocha (representante RETE) e Mickaelon Vasconcelos (REFO) - que abordou a possibilidade de convênios e outros meios de recebimento de recursos para realização de projetos em parceria com outras instituições.

Infraestrutura Geocientífica

A tarde do segundo dia do Encontro contou com as apresentações da equipe do diretor Paulo Romano, de Infraestrutura Geocientífica. ‘A visão futura da estrutura de uma Rede LAMIN moderna e alinhada com os projetos do SGB-CPRM’ foi o tema da palestra de Américo Caiado. Em seguida, a chefe do Derid, Patrícia Duringer, falou sobre as tratativas para a nova Gerência Geral de Produtos.

A coordenadora do Museu de Ciências da Terra, museóloga Célia Corsino, mostrou como será a estrutura do novo MCTer, seus espaços e planejamentos para novas exposições e adequações de acessibilidade. Já Edgar Shinzato discorreu sobre a Transformação Digital da empresa, processo que envolve a modernização de equipamentos e contratação de softwares e hardwares.

Geologia e Recursos Minerais

Conduzido pelo diretor Marcio Remédio, o painel voltado às ações da DGM trouxe a apresentação do assessor Gilmar Rizzotto - que apresentou os estudos do SGB-CPRM que contribuíram para a construção do Plano Nacional de Mineração e do Plano Nacional de Fertilizantes, além de comentar a recente publicação do Decreto que cria a Política Mineral Brasileira.

E também com a apresentação de Valter Sobrinho, que falou sobre estruturas para acompanhamento de projetos. O assessor Gilberto Calaes abordou ‘Os estudos geoeconômicos como apoio aos Diagnósticos do setor mineral nos Estados da Federação’. E o próprio Marcio Remédio discutiu sobre os ‘Levantamentos Geológicos, Geoquímicos e Geofísicos: como aumentar a nossa capacidade produtiva diante de cenários restritivos?’. Todas as apresentações tiveram espaços para perguntas e alinhamentos com os dirigentes regionais.

Hidrologia e Gestão Territorial

A noite, a diretora de Hidrologia e Gestão Territorial, Alice Castilho, finalizou as atividades com a apresentação sobre os projetos da DHT, com enfoque nas parcerias e contribuições de pesquisas do SGB-CPRM para a construção de políticas públicas. A exposição foi seguida de debate entre os dirigentes.


David Teles
  • Imprimir