Sexta-feira, 26 de maio de 2023
Estudos para prevenção de desastres podem beneficiar mais de 169 mil pessoas, em quatro municípios do Brasil
As Cartas de Suscetibilidade, do Serviço Geológico do Brasil, fornecem aos gestores subsídios para ações de políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano e ambiental.jpg)
Mais de 169 mil pessoas podem ser beneficiadas com as Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais e de Massa, publicadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) no mês de maio. Os estudos geotécnicos, que contemplam quatro municípios, fornecem aos gestores subsídios para ações de prevenção a desastres integradas às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano e ambiental.
As Cartas englobam os municípios de: Viçosa, em Minas Gerais; Porangaba, em São Paulo; Lauro Müller, em Santa Catarina; e Itamaraju, na Bahia. Nos documentos, os pesquisadores indicam a possibilidade de deslizamentos, corridas de massa, inundações e enxurradas em toda a extensão dos municípios, inclusive em áreas onde não há edificações com a presença de pessoas.
O SGB já contemplou 632 municípios com as Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais e de Massa e Inundações. São aproximadamente 103 milhões de pessoas beneficiadas pelos levantamentos. Os dados atualizados podem ser consultados no painel interativo, disponível aqui.
Confira abaixo os documentos publicados em maio:
• Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações: Município de Viçosa – MG
• Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações: Município de Porangaba – SP
• Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações: Município de Lauro Müller – SC
• Carta de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações: Município de Itamaraju – BA
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br