Terça-feira, 21 de junho de 2022

Evento debate oportunidades de investimentos em mineração no Pará

Diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, apresentando as ações do SGB-CPRM
Discutir linhas de financiamento para estudos e investimentos no setor mineral paraense. Este foi o tema do painel “Pará: Oportunidades de Investimento no Setor Mineral”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o Governo do Estado do Pará e Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), na tarde desta segunda-feira (20), em Belém/PA.

O Serviço Geológico do Brasil foi destaque no evento, que contou com a presença do diretor-presidente Esteves Colnago. Em sua fala, Colnago apresentou a atuação do SGB-CPRM e destacou o avanço do conhecimento geológico no Estado, além dos leilões para a cessão de direitos minerários que o SGB-CPRM realiza para projetos na região.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, também apresentou ações do SGB-CPRM no Estado, em especial, as ações de mapeamento geológico, mapas de favorabilidade e indicações sobre o potencial mineral local. "No Pará, há um ambiente geológico diversificado e isso proporciona condições favoráveis para as mineralizações diversas”.

Já para Raul Jungmann, Diretor Presidente do Ibram, o Pará representa “o presente e o futuro da mineração no país - registrando que o Estado teve um faturamento de R$ 146 bilhões (aproximadamente 43% do Brasil) na mineração em 2021. “O Estado também contribuiu com mais de 40% de toda a arrecadação da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral)”, acrescentou.

Arthur Vilela
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir