Sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Gabriela Valente vai integrar o Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil

O Conselho de Administração do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) tem uma nova integrante. A jornalista Gabriela Valente tomou posse nesta quinta-feira, dia 16/09, como representante do Ministério da Economia. O órgão tem como objetivo auxiliar na tomada de decisões estratégicas e colegiadas da empresa ligada ao Ministério de Minas e Energia.

Gabriela Valente é chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Economia. Membro titular do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Ela é graduada em Comunicação pela UniCeub e tem MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas.

Na sua trajetória profissional trabalhou em diversos veículos importantes do país. No Jornal O Globo, foi responsável pela cobertura dos bastidores da política econômica. Na TV Globo, atuou na cobertura de economia em Brasília do Jornal Nacional. Teve passagem na Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Investnews e na TV Record;

Recebeu diversos prêmios. Gabriela foi finalista com série de reportagem em 2013 do Prêmio Gabriel Garcia Marquez. Em 2015, foi eleita pelo mercado entre os jornalistas mais admirados do ano. Foi finalista do Prêmio Esso, e campeã dos prêmios CNI Jornalismo, Prêmio Abecip e Prêmio Globo de Jornalismo.

O cargo agora ocupado estava vago e a escolha se deu pelo próprio Conselho, de acordo com a indicação do Ministério da Economia, conforme prevê o artigo 58 do Estatuto da empresa. A indicação de Gabriela Valente passou por análise do Comitê de Elegibilidade, sendo aprovada também pela Casa Civil da Presidência da República. De acordo com a previsão estatutária, os membros devem se reunir pelo menos uma vez por mês.

A formação atual do colegiado é composta por Lilia Mascarenhas (presidente - indicado pelo MME), Esteves Colnago (conselheiro - presidente do SGB-CPRM), Cassio Roberto da Silva (conselheiro representante dos empregados - pesquisador da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial), Fernando Lins (conselheiro - indicado pelo MME) e Gabriela Valente (conselheira - indicada pelo Ministério de Economia).
  • Imprimir