Quinta-feira, 14 de julho de 2022

Gestão do Serviço Geológico é pauta de Encontro no Rio de Janeiro

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) realizou, entre os dias 11 e 13 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), seu 1º Encontro Nacional de Gestores. Cerca de 50 dirigentes estiveram reunidos para elaborar o planejamento para os próximos anos – além de integrar a gestão da empresa sob a perspectivas da reestruturação.

Confira fotos do encontro aqui

Acesse todas as palestras e apresentações aqui

No terceiro dia da iniciativa, a equipe da Diretoria de Administração e Finanças (DAF) reforçou os projetos e ações para o biênio 2022-2024, com destaque para o Programa de Gestão de Atividades (PGA), que está em fase de implementação na empresa. A assessora da DAF, Izabela Giffoni, falou sobre a importância da conclusão dos planos de trabalho no sistema do PGA - passo fundamental para o teletrabalho – além de tirar dúvidas sobre a ferramenta, “que foi oferecida pelo Governo Federal para fazer o acompanhamento e aprovação de tarefas”.

Já a chefe do Departamento de Recursos Humanos (DERHU), Lucy Chemale, destacou o projeto SGB Cuida, que será lançado nos próximos meses com foco no bem-estar e saúde dos empregados. Em seguida, Fernanda Machado apresentou a pesquisa Pulses, lançada em maio com o objetivo coletar informações sobre satisfação no trabalho e melhoria de processos internos.

O diretor da DAF, Cassiano Alves, fez o encerramento oficial dos trabalhos, agradecendo a presença e empenho de todos, além de propor a ‘Carta do Rio’ – documento com registro de compromissos e projetos firmados durante as reuniões de trabalho como forma de subsidiar a elaboração do 2º Encontro.

Presidência

A equipe da Presidência também apresentou ações e planejamentos para os próximos meses – em um painel aberto pelo diretor-presidente Esteves Colnago. Em sua fala, Colnago reafirmou os avanços que serão possíveis com a transformação do SGB-CPRM em uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) – já relacionando o tema do próximo palestrante, o chefe do CGA, Noevaldo Teixeira, que abordou as políticas de P,D&I e os resultados do Centro de Geociências Aplicadas.

A chefe da Suplan, Ana Cláudia Vieiro, mostrou a linha do tempo do planejamento da empresa e os avanços possibilitados pela iniciativa nos últimos anos. Já o chefe da Assessoria de Comunicação (Asscom), Heber de Oliveira, coordenou a palestra “O Fim da Asscom”, fazendo referência, justamente à mudança na estrutura e atribuições da área que passa, portanto, a se chamar Núcleo de Comunicação.

A palestra do Núcleo foi compartilhada com a fala do secretário de Comunicação Social da Presidência da República, André Costa, que participou por videoconferência e reforçou a importância de investimentos em comunicação para a prestação de contas à sociedade.

O chefe da Governança, Juliano de Souza Oliveira, deu continuidade às apresentações exibindo o ‘Sistema de Gestão de Riscos, Integridade, Controles Internos e Conformidade’, que vêm sendo trabalhado nas unidades do SGB-CPRM.


David Teles
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir