Segunda-feira, 22 de maio de 2023
Museu de Ciências da Terra e Instituto Reação firmam Acordo de Cooperação Técnica
Iniciativa busca contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de acesso à cultura e ao conhecimento das ciências da terra.
O Museu de Ciências da Terra (MCTer) – do Serviço Geológico do Brasil (SGB) – e o Instituto Reação, do ex-judoca e medalhista Olímpico Flávio Canto, assinaram Acordo de Cooperação Técnica (ACT).
A importância do acordo é dar acesso à cultura e à educação a crianças e jovens mais carentes. A iniciativa tem como proposta a realização de visitas ao Museu e aos cinco polos de educação do Instituto Reação. As oficinas nos polos visam o intercâmbio de dados, conhecimentos, informações e experiências, com foco na disseminação do conhecimento geocientífico, através do rico acervo do Museu.
De acordo com Denise de Assis, coordenadora de difusão cultural do Museu de Ciências da Terra (MCTer): “desse modo buscamos contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de acesso à cultura e ao conhecimento das ciências da terra, atuando em regiões mais carentes de atividades culturais. Assim, atuamos em prol da equidade, criando oportunidades acessíveis às comunidades”.
Ela também ressaltou que as crianças vão conhecer mais o mundo das geociências a partir das visitas ao Museu de Ciências da Terra, cuja missão é pesquisar, desenvolver, preservar e gerir acervos científicos, documentais e instrumentais das geociências em geral, com enfoque na história e atualidade da mineração, exploração e produção de petróleo e de outras fontes de energia, proporcionando ao público acesso à informação e ao conhecimento, por meio de programas interdisciplinares e interativos de comunicação, educação e cultura.
Até outubro estão agendadas visitas aos polos de educação da Taquara, Rocha Miranda, Tubiacanga,
Cidade de Deus e Rocinha, com a participação de mais de 230 alunos, entre 7 e 9 anos.
O Instituto Reação é uma Organização da Sociedade Civil, fundado há 20 anos, que busca despertar o potencial dos alunos, visando superar as desigualdades. Além disso, visa promover o desenvolvimento humano e a integração social, por meio do esporte e da educação. A ideia é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.
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