Quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Museu de Ciências da Terra é destaque em publicação internacional

Matéria do site Perkins School For The Blind avaliou o impacto das ações realizadas pelo museu na vida das pessoas com deficiência



O Museu de Ciências da Terra (MCTer), do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), foi destaque internacional, nesta semana, após o site - norte-americao - Perkins School For The Blind publicar uma matéria ressaltando a cooperação entre o Museu e o Grupo de Trabalho ‘Sentidos Brasil-Perkins’, cujo objetivo é implementar mais opções de acessibilidade à pessoas com deficiência.

No MCTer, diversas atividades já foram realizadas, impactando cerca de 9.500 pessoas. Dentre as quais, uma em cada quatro contou com a participação de pessoas com deficiência. Foram desenvolvidos seis treinamentos para professores de escolas públicas, e ações educativas em creches, escolas e unidades de acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O paleontólogo Rodrigo Machado afirmou que o MCTer foi escolhido para intensificar as ações de acessibilidade em espaços museais, tendo como foco o atendimento a pessoas com deficiência visual, cegas e surdas. “ A Perkins trouxe várias soluções e estratégias para que pudéssemos incrementar nossas ações em relação à inclusão e isso foi colocado em prática, tanto nas ações itinerantes quanto em ações pontuais dentro do museu”, concluiu.

A parceria do MCTer com a Perkins teve início em 2019, quando o Museu acolheu a ideia de implementar ações, com o intuito de ampliar a acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência. Desde então, equipes do museu vêm se especializando em audiodescrição, linguagem de sinais e outras ferramentas de comunicação para expandir ainda mais as formas de acessibilidade.


A Instituição Perkins

O Instituto Perkins é a escola para pessoas portadoras de deficiência visual mais antiga dos Estados Unidos. Fundada em 1829 e presente em quase 100 países, a entidade, situada em Watertown – Massachusetts, é consagrada por ser referência mundial no assunto.

Sua missão é “Construir um mundo onde pessoas com deficiências complexas e deficiências visuais possam aprender e prosperar'', por meio dos programas e serviços que atendem crianças e jovens adultos com deficiência múltipla e suas famílias pelo planeta, concentrando-se na inovação e excelência em serviços educacionais, acessibilidade e desenvolvimento profissional.

Acesse a matéria completa, aqui

Arthur Vilela
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br


  • Imprimir