Sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Museu de Ciências da Terra leva acervo para escola no Rio de Janeiro

(Foto: Reprodução/Rodrigo Machado)
O Museu de Ciências da Terra, do Serviço Geológico do Brasil (MCTer/SGB-CPRM), promoveu uma ação itinerante para levar aos alunos da Escola Municipal Margarida Fernandes Sabino parte de seu acervo. A atividade aconteceu na última sexta-feira (9), em Nilópolis (RJ), e teve como objetivo despertar o interesse de crianças e adolescentes para as geociências.

Na quadra esportiva da escola, foi montado um estande do museu, onde os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com amostras de fósseis, réplicas de dinossauros, e diversos tipos de rochas e minerais.

De acordo com o paleontólogo do SGB-CPRM, Rodrigo Machado, responsável pela programação do Museu em Movimento, o principal intuito da ação é promover atividades itinerantes e disseminar o conhecimento geocientífico em regiões de difícil acesso e de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O paleontólogo ressaltou que esta é a primeira ação do MCTer em Nilópolis. A próxima será realizada em Duque de Caxias, município situado na região metropolitana do estado.


(Foto: Reprodução/Rodrigo Machado)

Principais projetos do Museu

O MCTer vem realizando diversas atividades no Rio de Janeiro. Já foram contempladas unidades de educação nos complexos do Chapadão Pedreira e Quitanda - localizados na zona norte do estado. Abrigos de crianças, adolescentes e idosos, também, já recepcionaram ações do museu. Para este semestre, ainda estão previstas atividades em Mesquita, Nova Iguaçu. Maricá e Niterói.

Rodrigo reforçou que “a Itinerância abrange vários tipos de público e lugares. Neste ano, iremos visitar 32 abrigos da prefeitura local”.

(Foto: Reprodução/Rodrigo Machado)

Arthur Vilela
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir