Parceria entre SGB, Embrapa e universidades de Portugal relaciona teores de lítio e germânio em solos, água e plantas

Quarta-feira, 02 de agosto de 2023

Parceria entre SGB, Embrapa e universidades de Portugal relaciona teores de lítio e germânio em solos, água e plantas

Relatório ampliou conhecimento e caracterização geogênica e ambiental, bem como o estudo da sua geobiodisponibilidade




O Relatório de atividades do projeto geobiodisponibilidade de germânio e lítio teve origem numa proposta conjunta entre o Serviço Geológico do Brasil (SGB), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal do Ceará e as Universidades de Lisboa (Instituto Superior Técnico) e de Aveiro, tendo sido apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e à Fundação para a Ciência e Pesquisa (FCT) de Portugal.

No documento, o foco do SGB é o germânio (Ge) e, nas Universidades de Portugal, é o lítio (Li). O objetivo foi relacionar os teores de lítio e germânio em solos, águas e hortícolas, investigando a biodisponibilidade desses elementos e os sistemas de transferência entre os meios amostrais, em áreas de estudo em Portugal e no Brasil, já identificadas como anômalas, visando a potencial aplicação à saúde.

Em razão da relevância do projeto, a Embrapa foi convidada a participar com o SGB na execução do referido estudo no Brasil. A parceria foi consolidada por intermédio do Acordo de Cooperação Técnica, visando sua aplicação nas áreas médica e agronômica.

O Ge e o Li são elementos pouco estudados, principalmente quanto aos mecanismos de transferência solo-água-planta. Sendo assim, os dados desse projeto ampliaram o conhecimento e a caracterização geogênica e ambiental, bem como o estudo da sua geobiodisponibilidade.

Os resultados trazem impactos econômicos e sociais, já que exploram potenciais influências de recursos geológicos sobre plantas. Outro fator é o enriquecimento da compreensão sobre as relações entre o ambiente natural e a saúde humana.

Também possibilitou promover a interação entre investigadores de ambas as instituições, o que contribui para o reforço das suas posições no panorama nacional e internacional, em atividades de investigação da química ambiental e geologia médica, e para a formação de recursos humanos numa área ainda muito carenciada.

Vale destacar que essa iniciativa em parceria ocorreu após pesquisadores portugueses tomarem conhecimento dos resultados de pesquisa elaborado pelo SGB, por meio do estudo “Distribution of Germanium in Soils in the Southeast and Parts of the Northeast and MidWest of Brazil and their Importation to Human Health”, apresentado na 7th International Conference on Medical Geology, em Moscou, na Rússia.

O Serviço Geológico do Brasil realiza, desde 2008, o Projeto Levantamento Geoquímico de Baixa Densidade, que tem, como principal objetivo, promover o conhecimento da distribuição dos elementos traço e compostos inorgânicos na superfície de todo o território brasileiro, fornecendo assim subsídios às outras ciências relacionadas ao setor mineral (prospecção e metalogenia), ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável, como agricultura, saúde humana e animal, e planejamento do uso da terra.

Veja aqui mais informações do Relatório de atividades do projeto geobiodisponibilidade de germânio e lítio.

Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br




  • Imprimir