Terça-feira, 30 de agosto de 2022

Pesquisa revela a complexidade da história tectônica de região no sudeste de Rondônia e noroeste do Mato Grosso

A estrutura tectônica do Cinturão de Alto Guaporé, presente no Cráton Amazônico - área que integra o território brasileiro - foi tema de artigo publicado na última edição do periódico ‘Journal of the Geological Survey of Brazil’. O estudo, realizado pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil, Carlos Eduardo Santos de Oliveira e Jaime Scandolara, contemplou parte do sudeste de Rondônia e do noroeste do Mato Grosso. Essa área foi mapeada a partir de dados geofísicos, isotópicos e geocronológicos aéreos integrados com dados de campo.

A pesquisa evidenciou que a história tectônica da região sudeste de Rondônia e noroeste do Mato Grosso é complexa e com diferentes eventos de deformação sobreposta. A área foi mapeada a partir de dados geofísicos, isotópicos e geocronológicos aéreos integrados com dados de campo, revelando que os leitos sedimentares fanerozóicos e as camadas (bacias do Parecis e do Guaporé) cobrem parte significativa da região, dificultando o mapeamento de importantes feições geológicas do embasamento.

Diante disso os pesquisadores concluíram que a divisa do Cinturão do Alto Guaporé com o Terreno Jauru é delimitada pela gravimetria e pela magnetometria, o que indica uma evolução geotectônica diferente. Os dados geofísicos aéreos mostraram distintos domínios estruturais.

O cinturão do Alto Guaporé representa um componente essencial na investigação da história geológica e reconstrução no sudoeste do Cráton Amazônico, em Rondônia. A história geodinâmica e a arquitetura geológica são parâmetros importantes para a definição de sistemas minerais e modelos de direcionamento de exploração mineral em escala regional e local. Tal procedimento é o passo inicial para entender os processos de mineralização.

Os pesquisadores tiveram sua pesquisa publicada no periódico Journal of the Geological Survey of Brazil

O Periódico

O Journal of the Geological Survey of Brazil é um periódico científico de acesso aberto, produzido pelo Serviço Geológico do Brasil. Nele, são publicadas pesquisas, em inglês, com assuntos relacionados às geociências no Brasil e em outras localidades, a fim de divulgar conhecimento para o amplo público de geólogos. São edições que saem a cada três vezes ao ano, em abril, agosto e dezembro. Na mais recente publicação, de agosto, os pesquisadores Carlos Eduardo Santos de Oliveira e Jaime Scandolara participaram da produção do artigo “A estrutura tectônica do Cinturão de Alto Guaporé, do Cráton Amazônico, no Brasil, revelada pela integração de dados geofísicos aerotransportados e dados geológicos e geocronológicos”, juntamente com Adalene Moreira Silva, pesquisadora da Universidade de Brasília.

Confira aqui o artigo.