Quarta-feira, 13 de julho de 2022

Projeto ‘Venha Aprender a Se Divertir na Biblioteca Infantil’ oferece oficinas gratuitas para crianças durante férias escolares

Contação de histórias, oficinas de pintura e atividades sobre paleontologia integram a programação


O Museu de Ciências da Terra (MCTer), do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), lança a ação ‘Venha Aprender a Se Divertir na Biblioteca’. O objetivo é oferecer ao público infantil contato com as Geociências, por meio de atividades lúdicas e recreativas. A ação começa nesta quarta-feira (13) e segue até o dia 30 de julho.

A bibliotecária do MCTer, Amanda Paula da Silva, explica que a iniciativa é importante para disseminar o conhecimento científico e fomentar a leitura entre o público jovem. “A Biblioteca do MCTer tem o papel de apresentar, às crianças, temas científicos de uma forma lúdica, com uma linguagem compreensível. Assim, elas aprendem se divertindo”, afirmou Amanda Paula.

 Amanda Paula explica que um dos objetivos da ação é formar jovens leitores
As atividades envolvem oficinas de massinha, pintura e desenho, além de contação de histórias sobre o fundo do mar, cavernas e dinossauros.

As atrações contam com diversas temáticas geocientíficas. Para cada dia da semana haverá um tema diferente e as atividades seguem o tema proposto do dia. Por exemplo, de quarta a sexta-feira, serão abordados o Fundo do Mar, Cavernas e Dinossauros - respectivamente. Já, no sábado, a ideia é mesclar todos os assuntos da semana.

“Montamos um espaço com o tema ‘Cavernas’, tem até espeleotema. Tudo isso, para que as crianças possam ter um contato próximo à realidade. O que nós queremos é apresentar um pouquinho das ciências da Terra, abordando aspectos da Geologia e da Paleontologia. A ideia é fazer com que as crianças despertem para temas que, normalmente, elas não têm acesso no cotidiano”, acrescentou Paula.

A iniciativa integra o projeto ‘De Férias no Museu’, que, a cada período de férias escolares, propõe uma ação direcionada ao público infantil. Embora seja direcionado às crianças, o projeto é aberto a todas as idades.
As atividades acontecem no Museu de Ciências da Terra (RJ), de quarta-feira a sábado. No período da manhã, às 10h, e, a partir das 14h - no período da tarde.

Confira a programação:

Amanda Rosa
Eduarda Vasconcelos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir