Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Projeto Geologia, Recursos Minerais e Arquitetura Crustal de Carajás retoma trabalho de campo

O grupo de trabalho do Projeto Geologia, Recursos Minerais e Arquitetura Crustal de Carajás do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) deu início à primeira atividade de campo de 2021 no último dia 13 de setembro. Os pesquisadores ficarão até o dia 8 de outubro na região sul do estado do Pará, que abrange os municípios de Água Azul do Norte, Marabá, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu.

Nos primeiros dias de trabalho, foram realizadas visitas a afloramentos já conhecidos na região, com objetivo de nivelar o conhecimento geológico regional e também os procedimentos operacionais. A partir do dia 15 de setembro, cada equipe partirá para suas respectivas áreas, dando início ao mapeamento geológico sistemático em seis folhas (Rio Aquiri: SB.22-V-D-VI / Faz. Anaporã: SB.22-Y-B-III / Igarapé São Sebastião: SB.22-Y-B-I / São Raimundo: SB.22-Y-B-I / Rio Cateté: SB.22-Z-A-IV / Parauapebas: SB.22-Z-A-V), tomando todos os cuidados necessários quanto à segurança e prevenção contra o novo coronavírus.

Pesquisadores visitaram afloramentos já conhecidos na região O grupo é composto por seis pesquisadores em geociências (Felipe Grandjean, Ciro Duarte, Luciano Castro, Lívio Corrêa, Regina Silva e Ulisses Pinheiro), seis técnicos em geociências (José Paulo Melo, Paulo Sergio Ferreira, Djalma Neto, Linaldo Mesquita, José de Arimatéia e Silvio Lisboa) e mais cinco auxiliares de campo, sendo dois do SGB-CPRM (Avelino Morais e Sebastião Benjamim) e três contratados em Belém.

O projeto tem coordenação geral Superintendência Regional de Belém do SGB-CPRM, mas a equipe executora é constituída por pesquisadores também de outras unidades, como Belo Horizonte, São Paulo e Fortaleza, além de pesquisadores vinculados à Divisão de Geologia Básica (DIGEOB), Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE), Divisão de Geologia Econômica DIGECO e Divisão de Geoquímica (DIGEOQ). As atividades do projeto iniciaram em em 2020 e integram o Plano Plurianual 2020-2023.


Janis Morais
Bettina Gehm
Renan Adnet
Assessoria de Comunicação (ASSCOM)
Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM)
asscom@cprm.gov.br

  • Imprimir