Quarta-feira, 24 de novembro de 2021

SGB treina agentes públicos de Joinville para gestão sustentável do território


Município de SC passa a ser um dos raros no país a contar com dados geológicos e hidrogeológicos em detalhe para embasar o planejamento urbano e rural
As sessões de treinamento respeitaram as normas contra a Covid-19 (Foto: Marcelo Goffermann)
As equipes de geologia e hidrogeologia do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) realizaram um treinamento de 30 horas para os agentes públicos municipais de Joinville, entre 08 e 11 de novembro, com o objetivo de transmitir as informações relativas ao mapeamento geológico e hidrogeológico executados no município.

A atividade representou a última etapa de uma série de produtos executados no âmbito do projeto Mapa Geológico e Hidrogeológico do Município de Joinville-SC pelo SGB-CPRM. O contrato com a SAMA teve seu início em 2019. Durante o período, foram entregues os seguintes produtos: Plano de Trabalho, Nota Técnica, Inventário e Cadastramento de Poços, Mapa Hidrogeoquímico, Mapa de Vulnerabilidade e Risco dos Aquíferos, Mapa Geológico, Mapa Hidrogeológico e de Favorabilidade Hídrica Subterrânea , e Resumo Executivo. O treinamento teve foco na utilização dos produtos.

As informações e mapas gerados pelo SGB-CPRM colocam o município de Joinville entre os raros municípios brasileiros que passarão a ter os aspectos da geologia e da hidrogeologia do seu território em escala de detalhe e em SIG (Sistemas de Informações Geográficas), permitindo aos técnicos municipais obter informações destes temas em ambiente de geoprocessamento, possibilitando que utilizem os dados em várias áreas relativas ao meio físico, proporcionando tomadas de decisão para planejamento da zona urbana e rural, fundamentais para a execução de projetos tanto atuais quanto de expansão das áreas municipais.

“Além de embasar o plano diretor de expansão urbana, tal conhecimento permite também o gerenciamento de áreas de risco geológico e a melhoria das condições ambientais do município, ao contar a partir de agora com uma importante ferramenta para gerir os recursos do meio físico e ocupar o território de forma planejada e sustentável”, destacou Marcos Alexandre.

A constituição geológica, evolução das rochas e o mapeamento geológico, executado nas escalas 1:50.000, 1:25.000 e 1:10.000, foram detalhadamente apresentadas pelos geólogos Carlos Iglesias e Paloma Rocha. Os hidrogeólogos Marcos Alexandre de Freitas e Marcelo Goffermann discorreram sobre a hidrogeologia, hidrogeoquímica, vulnerabilidade de aquíferos e das captações de água subterrânea no município. O projeto foi executado de forma integrada pelas gerências de Geologia e Recursos Minerais e de Hidrologia e Gestão Territorial do SGB-CPRM em Porto Alegre, e contou com a participação da equipe de geofísica e de hidrogeologia isotópica da empresa de SP.

O público-alvo foram os técnicos de da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville (SAMA), Secretaria de Administração e Planejamento (SAP), Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (SEPUD), Companhia Águas de Joinville (CAJ), Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura Urbana (SEINFRA), Secretaria de Habitação (SEHAB) e Secretaria da Fazenda (SEFAZ).

Agentes públicos concluem o treinamento em Joinville  (Foto: Marcelo Goffermann)
Após dois dias de apresentação teórica e oficina para manuseio dos mapas e base de dados, foram realizadas visitas a campo para ilustrar os temas apresentados. No campo foram visitados afloramentos, pedreiras, saibreiras, onde foram apresentados aspectos litológicos, estruturais e de recursos minerais. Também foram inspecionados poços tubulares e cacimbas para realização de medições de níveis de água, parâmetros físico-químicos das águas subterrâneas e discussão de aspectos construtivos das captações.

Visita a afloramentos para apresentar aspectos litológicos, estruturais e de recursos minerais(Foto: Marcelo Goffermann)
No último dia foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ) uma apresentação do projeto para o público em geral com transmissão on-line para os técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que está aportando recursos para projetos no município.

Acesse a Galeria de Fotos aqui.

Janis Morais
Yuri Murta
Assessoria de Comunicação

Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM)

imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir