Quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Serviço Geológico apresenta potencial geoeconômico do Amazonas

Encontro será em parceria com o governo do estado do Amazonas
O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) promove amanhã, 23/09, encontro sobre o Potencial Geoeconômico do Estado do Amazonas. Voltado para estimular a pesquisa e o desenvolvimento, diversas instituições foram convidadas. Promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), por meio da Secretaria Executiva de Mineração, Energia, Petróleo e Gás (Semep), o objetivo é mostrar oportunidades existentes para o setor mineral dentro de uma perspectiva de sustentabilidade. O evento será presencial, na unidade do SGB-CPRM em Manaus, às 14h30 (Horário de Manaus).

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Marcio Remédio, vai apresentar a palestra Conhecimento Geocientífico do Estado do Amazonas: Necessidades e Oportunidades. Atualmente, em mais de 60% da Amazônia o conhecimento geológico ainda está em escala de reconhecimento, o que inviabiliza a identificação de oportunidades exploratórias promissoras em minerais críticos e estratégicos, por exemplo. É o caso da região na calha Norte do Amazonas e no Alto Xingu.

O SGB-CPRM é uma empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia, que tem a missão de gerar e disseminar conhecimento geocientífico. Atua na área de geologia, desenvolvendo projetos de mapeamento geológico, potencialidades minerais e áreas de risco. Na área de hidrologia, é responsável pelo monitoramento e prognóstico para as cheias do rio Negro em Manaus e de outros rios da bacia amazônica.

No local, haverá cumprimento das medidas de prevenção contra a Covid-19, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O uso de máscara é obrigatório.


Ficou interessado no tema? O evento é aberto.

Serviço: O quê: Encontro “Potencial Geoeconômico do Estado do Amazonas”.

Quando: Quinta-feira (23), às 14h30 horário Manaus / 15h30 horário Brasília

Onde: Auditório do Serviço Geológico do Brasil SGB/CPRM, localizado na Avenida André Araújo, 2160, bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.


Janis Morais
Bettina Gehm
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil (SGB- CPRM)
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br

  • Imprimir