Terça-feira, 26 de setembro de 2023
Serviço Geológico do Brasil (SGB) participa de evento de mineração na Bahia
O evento teve início ontem (25) e ocorre até amanhã (27), na Universidade Federal do Vale do São Francisco, na Bahia
O chefe da Divisão de Economia Mineral e Geologia Exploratória (DIEMGE) do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Ruben Sardou, apresentou uma palestra sobre a “Reavaliação do Patrimônio Mineral”, nesta terça-feira (26), durante o 5° Seminário de Mineração da Bahia (SEMBA23), que ocorre até amanhã (27), na Universidade Federal do Vale do São Francisco, na Bahia.
Em sua apresentação, Sardou falou sobre o histórico do patrimônio mineral do SGB, o processo de licitação dos ativos, as áreas licitadas em processo de pesquisa complementar, como a reavaliação geológica e a avaliação econômica, e falou também dos projetos em processo de contratação da valoração.
O chefe da DIEMGE, Ruben Sardou destacou a importância da participação do SGB no evento, em um estado que possui grande relevância nacional na área da mineração, como a Bahia. “Tivemos a oportunidade de apresentar os projetos que o SGB tem desenvolvido em diversos estados, inclusive do Nordeste, a respeito das áreas com patrimônio mineral”, destacou o chefe da DIEMGE, Ruben Sardou. Como parte da programação do evento, ele também participou da visita técnica à mina de Surubim da EROBRASIL Caraíbas.
Além de Ruben, participaram do evento, o pesquisador em Geociencias do SGB, Angeval Brito e a estudante Vanessa Mercês, do curso de Engenharia de Minas, contratada através do convênio com a Universidade de Lavras, ambos lotados na DIEMGE/ SUREG-SA.
Foram apresentadas também as áreas para prospecção de ouro, diamante, fosfato, caulim e agrominerais no Norte e Nordeste que vão a leilão no dia 18 de outubro, às 10 horas, na sede administrativa do SGB no Rio de Janeiro.
Saiba mais sobre o leilão.
Com o tema “Mineração eficiente e socialmente responsável: queremos, podemos e fazemos”, o evento tem o objetivo de criar um fórum para exposição e discussão sobre a mineração no estado da Bahia, com foco em grandes projetos e empreendimentos, através da exposição de estudos e experiências adquiridas na implantação e gestão de empreendimentos mineroindustriais.
Segundo a organização do evento, a Bahia possui a maior economia da região nordeste, representando a sétima economia do Brasil, cuja atividade econômica de maior relevância é o setor de mineração, em decorrência da sua grande potencialidade geológica.
Beatriz Carvalho
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
imprensa@sgb.gov.br