Quarta-feira, 02 de agosto de 2023
Serviço Geológico do Brasil avalia potencial de lítio no Brasil
Projeto busca apoiar a formulação de políticas públicas, contribuindo para atrair investimentos no setor mineral, em especial os responsáveis pela transição energética
Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre os depósitos de lítio relacionados a pegmatitos no Brasil e visando contribuir para a ampliação das reservas brasileiras a partir da definição de novos alvos e potenciais mineralizações, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), disponibiliza os produtos do projeto Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil – Área Província Pegmatítica da Borborema, desenvolvido no Nordeste do Brasil, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba.
O lítio é um metal alcalino raro, cujas propriedades físico-químicas o tornam especial e de pouca substituição. Ele é usualmente empregado na produção de baterias, graxas, reatores, cerâmicas, vidros, fármacos, polímeros, entre outros. No Plano Nacional de Mineração 2030 (PNM-2030), do Ministério de Minas e Energia, o lítio é considerado estratégico, principalmente devido à sua crescente demanda associada à aplicação em baterias recarregáveis.
O relatório sobre a Área Província Pegmatítica da Borborema compreende a segunda fase do projeto “Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil”, desenvolvido pelo SGB. A primeira fase desse projeto estudou pegmatitos da região do Vale do Médio Jequitinhonha, no noroeste de Minas Gerais.
O estudo reúne os resultados obtidos a partir das seguintes linhas de trabalho:
• 1) Prospectiva – estudos de informações geológicas, geoquímicas e geofísicas que investigam distribuição e principais características das ocorrências de lítio nos pegmatitos;
• 2) Analítica – análises químicas de rocha total e mineral, petrográficas e de difração de raios X;
• 3) Estudos espectrais;
• 4) Modelamento do potencial mineral de lítio, com o objetivo de selecionar novos alvos potenciais para o metal.
Alguns atributos fazem da Província Pegmatítica da Borborema uma área potencialmente interessante para prospecção de lítio, dentre os quais podem ser citados:
• (i) Grande quantidade de pegmatitos (>1500 corpos);
• (ii) Presença de pegmatitos tipo L-C-T (Lítio-Césio-Tântalo);
• (iii) Pegmatitos com dimensões relativamente grandes;
• (iv) Produção de minerais de lítio no passado e atualmente;
• (v) Metamorfismo de baixa pressão das encaixantes.
A publicação Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil – Área Província Pegmatítica da Borborema representa mais uma fonte de informações indispensável para a atração de novos investimentos na pesquisa de lítio no país, para o setor tecnológico e industrial, e para a economia nacional.
Além disso, busca apoiar a formulação de políticas públicas, contribuindo assim para atrair investimentos no setor mineral, em especial aqueles minerais responsáveis pela transição energética e de elevado valor estratégico. Espera-se que os efeitos dessa política setorial possam resultar na geração de empregos, renda e desenvolvimento social.
Cabe ressaltar que o SGB dá continuidade à política governamental, que incentiva o desenvolvimento de trabalhos em todas as regiões geográficas do país. A meta é proporcionar o incremento do conhecimento geológico e atrair investimentos para o setor mineral, contribuindo dessa forma para o crescimento nacional, seja fomentando a mineração e apoiando a tomada de decisão dos investidores privados, seja subsidiando a formulação de políticas públicas.
Veja aqui mais informações sobre o projeto Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil – Área Província Pegmatítica da Borborema.
Núcleo de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil
Ministério de Minas e Energia
Governo Federal
imprensa@sgb.gov.br