Segunda-feira, 15 de agosto de 2022
Serviço Geológico do Brasil completa 53 anos

Desde 1994 o SGB-CPRM tem novos desafios: a realização de estudos e mapeamentos que subsidiam políticas públicas; a geração de sistemas de alertas, que preservam vidas e o patrimônio de milhões de brasileiros; a garantia da qualidade da água mineral envasada; e a difusão das geociências nas escolas; são só alguns exemplos do trabalho que a empresa desenvolve.
São cerca de 1600 colaboradores – técnicos, analistas e pesquisadores em geociências – divididos nas 18 unidades da empresa espalhadas pelo Brasil: sede em Brasília e escritório no Rio de Janeiro; superintendências regionais em Belém, Belo Horizonte, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo; Residências em Fortaleza, Porto Velho e Teresina; e Núcleos em Curitiba, Criciúma, Natal, Roraima e Cuiabá; além de uma rede de litotecas, laboratórios e um Museu.
Vale destacar que o SGB-CPRM passa por um importante momento institucional, um novo posicionamento, que exigiu a readequação de sua marca ao novo escopo de suas ações. Agora, como uma ICT (Instituição de Ciência e Tecnologia), suas atribuições foram ampliadas e projetos de inovação e tecnologia, além de parcerias público-privadas, foram anexadas às suas atividades. No desempenho deste trabalho, o Serviço Geológico integra academia e pesquisadores, empresas e trabalhadores, investidores, gestores públicos federais, estaduais e municipais, além de estudantes e toda a sociedade.
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br