Sexta-feira, 02 de setembro de 2022

Serviço Geológico do Brasil e Ameto planejam ações conjuntas para impulsionar mineração em Tocantins

Com o objetivo de fomentar a mineração no Tocantins e despertar o interesse local para o grande potencial minerador do estado, representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) reuniram-se, no dia 16 de agosto, para dialogar sobre ações que visam a propagação e o desenvolvimento do conhecimento geocientífico entre os diversos segmentos da população do estado. Entre as propostas, foi sugerida a criação da primeira exposição de minérios e rochas do Tocantins.

O gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência de Goiânia (SUREG-GO), Marcelo Ferreira, esteve no encontro e avaliou que a geração e difusão de conhecimento geológico torna o estado atrativo para investimentos nacionais e estrangeiros de incentivo à pesquisa mineral. Ferreira explicou que durante a reunião, também, foi discutida a consolidação de um termo de cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de ações importantes para o setor, como a realização de análises geoquímicas e geocronológicas. O intuito é subsidiar o projeto de mapeamento geológico de 5 folhas na escala 1:100.000 na porção sudeste do estado. A partir dessas tratativas estão sendo elaboradas propostas para solicitar aporte de recursos junto ao Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins.

Iniciativas de fomento à popularização de conhecimentos sobre Mineração nas escolas foi outro ponto debatido entre os participantes, dentre as quais, está o “MinerAção nas Escolas”, um projeto da Ameto para 2022 e 2023 que busca ampliar o conhecimento sobre a mineração nos ambientes de estudo, valendo para alunos, professores e sociedade de modo geral. “O projeto MinerAção nas Escolas é ótima forma de alcançar os jovens, que são os maiores difusores de informação, e conscientizar a população sobre a importância da mineração responsável e sustentável e, além disso, mostrar como o crescimento do setor pode auxiliar no desenvolvimento socioeconômico do estado”, reforçou Ferreira.

Reunião entre a Agência de Mineração do Estado do Tocantins e o Serviço Geológico do Brasil

Outros produtos da parceria

O Mapa Geológico e de Recursos Minerais do Tocantins e o Sistema de Informação Gráfica (SIG) estão em conclusão pelo SGB-CPRM. Os produtos foram discutidos com os profissionais técnicos da Ameto e a estimativa de divulgação será no começo de setembro. Um projeto de mapeamento sistemático de 5 folhas cartográficas no sudeste de Tocantins, que está em fase de produção, também foi apresentado durante a reunião

Maria Alice dos Santos
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br
  • Imprimir