Segunda-feira, 19 de setembro de 2022
Universitários visitam áreas de recuperação ambiental em Santa Catarina

A turma da disciplina de Manejo Sustentado de Áreas Degradadas dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) visitou, na última terça-feira (13), as áreas de recuperação ambiental da região carbonífera de Santa Catarina.
Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer áreas degradadas, áreas com obras de recuperação e áreas recuperadas, além do acompanhamento do monitoramento de recursos hídricos - superficiais e subterrâneos - realizado pela equipe do Núcleo de Apoio de Criciúma.
As áreas degradadas estão sob responsabilidade de recuperação da União e a execução das obras e do monitoramento ambiental da região impactada é realizado pelo Serviço Geológico do Brasil SGB/CPRM.

A visita dos universitários foi guiada por técnicos do Serviço Geológico do Brasil, que apresentaram os trabalhos de recuperação desenvolvidos nas localidades, como a análise da água superficial e subterrânea; o monitoramento do solo, das fontes de poluição e da condição da fauna e da flora.
Saiba mais sobre a Bacia Carbonífera de Santa Catarina

Maria Alice dos Santos
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
Ministério de Minas e Energia
imprensa@cprm.gov.br